publicidade

Euller, o Filho do Vento

Ex-atacante do São Paulo, Palmeiras e Vasco
por Marcus Vinicius Dias Magalhães

Nascido no dia 15 de março de 1971, em Felixlândia, cidade de Minas Gerais, o atacante Euller Elias de Carvalho, mais conhecido como Euller, o Filho do Vento, anunciou sua aposentadoria no dia 24 de janeiro de 2011, após jogar a temporada anterior pelo América-MG, para se tornar dirigente do clube mineiro. O jogador já atuou pelo São Paulo, Atlético Mineiro, Palmeiras, Vasco da Gama e São Caetano, além de ter atuado no futebol japonês.
 
Em 2018, Euller estava morando na cidade de León, na Espanha, acompanhando seu filho, jogador do Deportiva Leonesa.

Euller iniciou sua carreira profissional pelo América-MG, onde ganhou seu primeiro título, o Campeonato Mineiro de 1993. No mesmo ano, devido sua grande velocidade em campo, ficou conhecido pelo apelido de "O Filho do Vento", atribuída pela Rádio Itatiaia, de Minas.

No ano seguinte, o atacante defenderia as cores do São Paulo, sendo campeão da Recopa Sul-Americana e vice-campeão da Taça Libertadores de 1994. Nessa ocasião, Euller converteu um dos pênaltis da final contra o Vélez Sarsfield, equipe que derrotaria o Tricolor paulista na final do torneio sul-americano.
 
Em 1995, O Filho do Vento retornou ao futebol mineiro para atuar pelo Atlético-MG, conseguindo ganhar mais um título regional naquela temporada. O atacante ficou no Galo até 1997, quando seria contratado pelo Palmeiras posteriormente.

Pelo Alviverde, o atacante conquistou o maior título de sua carreira: a Libertadores da América de 1999.

No ano seguinte, ele seria um dos responsáveis pelo título do Verdão no torneio Rio São Paulo.
 
Ainda no ano 2000, Euller trocou a equipe do Palestra Itália pelo Vasco da Gama. Na mesma temporada, o atacante foi campeão da Mercosul, em cima de ex-clube, Palmeiras, num jogo memorável em São Paulo.
 
Ele ainda conquistaria, pela equipe cruzmaltina, o polêmico Brasileiro de 2000, batizado como Copa João Havelange, em cima do São Caetano.

Em 2002, o atleta se transferiu para o futebol japonês, para defender as cores do Kashima Antlers. Ele ficou duas temporadas no país asiático.

No ano de 2004, Euller integrou o elenco do São Caetano. Naquele ano, a equipe do ABC conquistaria o maior título de sua história: o Campeonato Paulista. O Azulão derrotou o Paulista de Jundiaí por 2 a 0, no estádio do Pacaembu.

Euller voltou para o Atlético-MG em 2005. Ele ainda passou novamente pelo América-MG, pelo Tupynambás-MG, até retornar ao América em 2007.

Pelo time que o projetou ao futebol, o atacante foi Campeão Mineiro da 2ª divisão em 2008 e Campeão Brasileiro da série C de 2009.
 
Em 2012, com o objetivo de tornar-se treinador, Euller foi convidado para visitar o CT do Palmeiras para fazer estágio com o então treinador, e velho conhecido, Luiz Felipe Scolari.  
 
Abaixo, ouça a participação de Euller no "Domingo Esportivo" do dia 1º de abril de 2018: 

    ver mais notícias

    Selecione a letra para o filtro

    publicidade -->
    • Tabela

    • BRASILEIRÃO 2018

    • Classificação
      Pontos
    • 1 Pal
      71
    • 2 Fla
      66
    • 3 Int
      65
    • 4 Grê
      62
    • 5 São
      62
    • Veja tabela completa

    ÚLTIMOS CRAQUES