publicidade

Estádio do Canindé

A casa da Portuguesa de Desportos
por Marcos Júnior Micheletti
 
Conhecido como Canindé, o estádio da Portuguesa primeiramente recebeu o nome de Estádio Independência e foi rebatizado em  1979 para Estádio Dr. Oswaldo Teixeira Duarte, pelo então presidente Manuel Mendes Gregório.
 
A área do estádio, junto à Marginal do Rio Tietê, zona norte de São Paulo, pertencia ao Deutsch Sportive, um antigo clube da colônia alemã paulistana, que foi vendido ao São Paulo Futebol Clube em 29 de janeiro de 1944 por 740 contos de réis, permanecendo com o clube até 1956, ano em que a Portuguesa de Desportos comprou o imóvel de Wadih Sadi, sócio do São Paulo que havia adquirido o estádio um ano antes.
 
Com a finalidade de atender às exigências da FPF (Federação Paulista de Futebol), foram realizadas diversas reformas, com alambrados e uma arquibancada de madeira, o que garantiu o apelido ao estádio de "Ilha da Madeira".
 
O primeiro jogo oficial aconteceu em 11 de janeiro de 1956, dia em que a Portuguesa derrotou um combinado formado por Palmeiras e São Paulo por 3 a 2. Nelsinho, jogador do Tricolor, foi o primeiro a marcar um gol no então Estádio Independência.
 
Uma segunda grande reforma, na década de 70, promoveu uma reinauguração do estádio, em 9 de janeiro de 1972, ocasião em que a Lusa foi derrotada para a equipe portuguesa do Benfica por 3 a 1.
 
O recorde de público aconteceu no dia 10 de outubro de 1982, quando 23.838 torcedores pagantes assistiram o Corinthians derrotar os anfitriões por 3 a 1. Toquinho abriu o placar para a Lusa. Biro-Biro, Ataliba e Sócrates viraram para o Corinthians.
 
Atualmente o estádio comporta 21.004 torcedores.
 
A Portuguesa de Desportos, enfrentando uma grave crise financeira, com dívida estimada em 600 milhões de reais em março de 2018, teve seu estádio indo a leilão público em 4 de outubro de 2017, mas não teve lances para seu arremate.
 
Em junho de 2018 foi divulgado um vídeo com imagens da demolição e aterramento da área da piscina olímpica do complexo da Portuguesa de Desportos, no Canindé, segundo informações do clube para a construção de um espaço para eventos no local.

ABAIXO, O VÍDEO

    ver mais notícias

    Selecione a letra para o filtro

    publicidade
    • Tabela

    • BRASILEIRÃO 2018

    • Classificação
      Pontos
    • 1 Pal
      80
    • 2 Fla
      72
    • 3 Int
      69
    • 4 Grê
      66
    • 5 São
      63
    • Veja tabela completa
    publicidade

    ÚLTIMOS CRAQUES