publicidade

Dorival

Ex-ponta do no Guarani, Bangu e Botafogo-RP
por Gustavo Grohmann
 
Dorival, o Dorival Geraldo dos Santos, ponteiro-direito do Guarani nos anos 50 e 60, atualmente mora em Campinas (SP), onde é coordenador das categorias de base do Bugre.

Nascido no dia 30 de junho de 1928, Dori iniciou sua carreira no Guarani. Em 1949, pelo time verde de Campinas-SP, conseguiu o título da Segunda Divisão do Campeonato Paulsita e o acesso para a primeira divisão do ano seguninte.

O jogo final entre Guarani e Batatais aconteceu na famosa Rua Javari, na capital paulista, em fevereiro de 1950 e o time de Campinas venceu por 2 x 1, com um gol de Dorival.

O título de 1949 foi muito contestado pelo Batatais, que afirma até hoje que a arbitragem foi desastrosa, favorecendo descaradamente o Guarani. E que por este motivo, o clube do interior deixou de disputar a Primeira Divisão do ano seguinte e nunca mais teve outra chance igual.

Um ano depois, foi convocado para jogar pela Seleção Paulista de Novos no jogo que marcou a inauguração do estádio Mário Filho, o Maracanã. Na peleja, os paulistas bateram a Seleção Carioca por três tentos a um, comandados por Cláudio Cristovão e Leonidas da Silva. Dorival (jogando pelo Guarani) e Gatãozinho (jogando pelo XV de Piracicaba) foram os únicos jogadores do interior paulista convocados para a partida.

Em 1951, saiu do Guarani e foi defender a camisa do Botafogo de Ribeirão Preto-SP, onde ficou até 1955.

Em 1956, negociado com o Bangu, foi morar no Rio de Janeiro. Lá, atuou ao lado de grandes jogadores como o zagueiro Zózimo e o meia Zizinho, o Mestre Ziza.

Dois anos depois, voltou para o Guarani e lá ficou até 1964, quando encerrou sua carreira como jogador.

Continuou no futebol, mas fora das quatro linhas. Como técnico passou pelo Guarani, Botafo de Ribeirão e Maringa. Como Supervisor Técnico comandou o Rio Branco de Americana-SP, o Avaí-SC e também o Bugre.

Casado com Célia Alves dos Santos, Dorival tem dois filhos (Célia e Dorival Júnior) e quatro netos.
    ver mais notícias

    Selecione a letra para o filtro

    publicidade
    • Tabela

    • BRASILEIRÃO 2018

    • Classificação
      Pontos
    • 1 Pal
      80
    • 2 Fla
      72
    • 3 Int
      69
    • 4 Grê
      66
    • 5 São
      63
    • Veja tabela completa
    publicidade

    ÚLTIMOS CRAQUES