publicidade

Dé Aranha

Ex-Botafogo e Vasco
por Rogério Micheletti
 
Domingos Elias Alves Pedra, o famoso Dé, nascido em 16 de abril de 1948, ex-atacante do Bangu, Botafogo e Vasco da Gama, virou treinador, trabalhou no América, nos Emirados Árabes depois como comentarista esportivo.
 
Em 2012, Dé retornou do Mundo Árabe para o Brasil, pretendendo voltar a trabalhar em transmissões esportivas.
 
Em 2010 comandou Olaria, que protagonizou um eletrizante jogo contra o Flamengo em pleno Maracanã, empatando em 3 a 3.
 
Foi contratado pela Rádio Haroldo de Andrade. dé é pai de uma filha (que é procuradora) e mora na Barra da Tijuca (RJ). Como jogador, teve passagens por times do exterior, como Sporting de Lisboa (Portugal) e Al Helal, da Arábia.
 
Figura bem-humorada, Dé foi artilheiro por onde passou e sempre tem histórias engraçadas para contar. "Em 69, quando estava no Bangu, peguei uma pedra de gelo e atirei na bola. O Reyes, zagueiro do Flamengo, ficou feito barata tonta, então invadi a área, driblei o goleiro e fiz o gol", conta Dé, que também era um mestre em cavar pênaltis. "O Wright (juiz - José Roberto Wright) fala disso até hoje", comenta o ex-atacante, que tem o apelido de Dé Aranha.
 
Seu melhor momento fora do futebol (como jogador ou técnico) foi como participante do programa "SuperTécnico", da Rede Bandeirantes de Televisão.
 
Lá, em domingos alternativos, Dé deu um verdadeiro show de conhecimento e irreverência. O "SuperTécnico" foi ao ar entre 2 de maio de 1999 e 31 de dezembro de 2001.
 
Confira a descrição de alguns gols de Dé:
17/05/75 - MARACANÃ - VASCO 4 X 0 AMÉRICA (RJ)
Dé fazendo pelo Vasco contra o Ameriquinha. O zagueiro Luis Carlos bobeia, Roberto Dinamite rouba a bola e toca para Dé bater rasteiro no canto esquerdo da meta do América. Detalhe: o número 5 do alvi-rubro era Ivo Wortmann.
10/12/1972 - MARACANÃ - FLAMENGO 1 X 1 VASCO DA GAMA
Flamengo e Vasco em 72. O volante Alcir Portela recebe na lateral-esquerda e levanta na área. A bola passa pelo ex-cruzeirense Tostão e sobra para Dé bater forte, fazendo o único gol vascaíno na partida.
    ver mais notícias
    ver mais Áudio

    Selecione a letra para o filtro

    publicidade -->
    • Tabela

    • BRASILEIRÃO 2018

    • Classificação
      Pontos
    • 1 Pal
      67
    • 2 Int
      62
    • 3 Fla
      60
    • 4 Grê
      58
    • 5 São
      58
    • Veja tabela completa

    ÚLTIMOS CRAQUES