publicidade

Brida

Ex-médio-volante do Juventus
Brida, o Roberto Brida, natural de Itajobi-SP, onde nasceu no dia 30 de janeiro de 1945, mora em Catanduva-SP e trabalha como comentarista da Rádio Globo-AM.

Ele tem quatro filhos homens, continua sendo técnico de futebol e já dirigiu mais de 15 clubes, dentre eles Clube Atlético Juventus (quatro vezes), Corinthians (Juniores), Sport do Recife, São Bento, Atlético de Sorocaba, CSA, Remo, Náutico, o Catanduva Esporte Clube (SP) e outras equipes do Brasil e do exterior.

Irmão de Brecha, famoso meia do Juventus, Santos e Guarani nos anos 60 e 70, Brida, um dos mais corretos homens do nosso futebol, defendeu como médio-volante - e quase sempre como capitão ? os times do Catanduva Esporte Clube, Juventus, Barretos, São Bento, Bangu (em 1968, apenas dois jogos), Rio Preto e Portuguesa Santista. Ele jogou de 63 a 75.

Ainda sobre Brida recebemos este e-mail e a matéria a seguir:
Estou mandando um link de matéria publicada no jornal Noticia da Manhã, de Catanduva. Aproveito para informar que o jornalista nas fotos com Brecha e Brida é Enio Franco, do Noticia da Manhã.

Abs,

Wagnão
BRIDA E BRECHA VOLTAM ÀS ORIGENS NO PROGRAMA GOLAÇO, DE MILTON NEVES
Considerado um dos jornalistas esportivos mais importantes do País, Mílton Neves, recebeu nos estúdios da Rede Mulher os ex-jogadores e irmãos Moacir Bernardes Brida, o Brecha, e Roberto Brida. O jornal Notícia da Manhã acompanhou, com exclusividade, a gravação do programa Golaço, na última quinta-feira (dia 12), em São Paulo.

Famoso pela tentativa de manter viva a memória do futebol nacional, Mílton Neves fez uma das melhores entrevistas de toda a carreira da dupla catanduvense. Palavra dos próprios entrevistados. "Ninguém faz melhor no Brasil esse papel de manter viva a história do futebol que o Mílton Neves. Pudemos passar nossa carreira ´a limpo´. Trata-se de uma grande oportunidade dos mais jovens ter o conhecimento daquilo que já proporcionamos no futebol", comentou Brida. O jornalista coloca o técnico Brida no mesmo nível de caráter do ex-jogador Raí e do goleiro do Palmeiras, Marcos.

"O Brida tem uma postura difícil de ser encontrada no ambiente do futebol. É uma das pessoas mais honradas do meio?, comentou. Brecha, que durante a gravação contou várias histórias da época em que atuou ao lado de Pelé, no Santos, também elogiou a fama de Mílton Neves de ser ´fã dos jogadores velhos´. "Se o nível do futebol brasileiro está assim hoje, é porque alguém trabalhou bastante para que fosse atingido tal patamar. Não deixar cair no esquecimento esses grandes jogadores é de extrema importância para a manutenção dessa ideologia?, comentou Brecha. Na visão de Mílton Neves, Brecha foi melhor jogador que seu irmão Brida.

"Os dois foram ótimos jogadores, mas o Brecha jogou bem mais que o Brida. Entretanto, isso não diminuiu a importância que os dois tiveram juntos no futebol brasileiro?, destacou. A gravação do programa também contou com a participação do jornalista José Isaías, que foi assessor de imprensa do Juventus e do Palmeiras. Brida e Brecha mantiveram uma relação estreita com o jornalista na época de Juventus. "São dois ex-jogadores que tiveram muita importância para o futebol brasileiro. Reuni-los novamente, em rede nacional como acontece hoje aqui no Golaço, é um acontecimento para ficar guardado para sempre?, comentou Isaias.

Fábio Sormani, ex-comentarista da Rede Bandeirantes e hoje na Rádio Record, fez várias referências ao estilo de jogo de Brecha.

"Ele possuía um chute fortíssimo?, comentou. O comentarista lembrou de um episódio que envolveu Brecha e o ex-árbitro Armando Marques. "Na despedida do Pelé, o Armando Marques anulou um gol do Brecha que foi um dos maiores escândalos da história da arbitragem nacional?, relembrou.

Site

Durante a gravação, Mílton Neves aproveitou para fazer fotos atuais dos ex-jogadores. No mesmo dia, as fotos já estavam disponíveis na sessão "Que fim levou?" do site www.miltonneves.com.br. "Mantenho uma equipe formada por dez jornalistas que são especializados na busca por fotos de jogadores antigos?, frisou.

Agora

Mílton Neves, que tem uma coluna no jornal Agora, de São Paulo, publicou fotos de Brida e Brecha na coluna do último domingo.

Por Enio Franco
    ver mais Áudio

    Selecione a letra para o filtro

    publicidade
    • Tabela

    • BRASILEIRÃO 2018

    • Classificação
      Pontos
    • 1 Pal
      80
    • 2 Fla
      72
    • 3 Int
      69
    • 4 Grê
      66
    • 5 São
      63
    • Veja tabela completa
    publicidade

    ÚLTIMOS CRAQUES