Biriba

Ex-mascote do Botafogo-RJ
por Marcos Júnior
Entre os mascotes adotados pelo Botafogo-RJ, o cachorrinho Biriba foi um deles, a partir de uma partida da equipe carioca, que enfrentou o Madureira e venceu por 10 a 2.
Biriba entrou em campo tão logo o Glorioso fez o décimo gol, correndo de um lado para o outro, como se estivesse comemorando a vitória alvinegra.
Supersticioso, o presidente botafoguense Carlito Rocha passou a levar o cãozinho, que pertencia ao zagueiro Maciel, a todas as partidas da equipe em 1948, período em que o Botafogo venceu 17 partidas e empatou duas, sagrando-se campeão após um jejum de 13 anos.
Uma das ocasiões mais marcantes do mascote botafoguense aconteceu em um confronto diante do Vasco, em São Januário, quando os cruzmaltinos não queriam que Biriba entrasse no estádio, mas o presidente insistiu e ingressou no estádio com o animal em seu colo.
O simpático mascote botafoguense morreu aos 12 anos, em 1958, quase inteiramente cego e com problemas cardíacos, na residência de Macaé, seu dono, no bairro de Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro.
Biriba não foi o único mascote do Botafogo. Antes dele, Pato Donald também foi associado do clube, assim como o Manequinho.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES