publicidade

Bené Canavieira

Ex-ponta-direita do Botafogo-RJ
por Marcos Júnior
Benedito Israel Ribeiro, o Bené Canavieira, foi um ponta-direita habilidoso do Sul da Bahia que jogou no Botafogo-RJ, onde foi reserva do genial Mané Garrincha.
Canavieira nasceu na cidade baiana de Cairú em 10 de abril de 1943 deu os primeiros passos no futebol em algumas cidades da região cacaueira da Bahia, chegando à Canavieiras, que lhe rendeu o apelido "Canavieira", sem o "s".
Participou em um jogo da seleção de Canavieiras contra o Bonsucesso, e sua atuação chamou a atenção do treinador do clube carioca, que conversou com a avó do então menino de 16 anos, dona Mariazinha, convencendo-a para que o jovem acompanhasse a equipe carioca em uma excursão pela Bahia e depois mudando-se para o Rio de Janeiro.
Não tardou para que o Botafogo descobrisse Bené Canavieira, que ficou por três anos atuando pela equipe juvenil, onde foi tricampeão (1961/62 e 63) ao lado de Jairzinho, Otto Valentim e Roberto Miranda, entre outros.
Nessa época ficou no banco de reservas do Botafogo, como substituto imediato de Garrincha, mas chegou a atuar ao lado do famoso ponta-direita em excursões.
"Olhava pra ele (Garrincha) e aprendia como conduzir a bola e ter visão de jogo", relembrou Bené Canavieira em entrevista ao jornal baiano "A Tarde", em 4 de março de 2005.
Entre 1965 e 1966, Canavieira atuou pelo Cruzeiro de Porto Alegre, voltando ao time da estrela solitária em 1967, quando foi convidado a jogar no Cerro, do Paraguai e depois atuou pela equipe do Juliana, dos Estados Unidos.
Também passou pelo Bahia em 1970, mas enfrentou problemas com o treinador Freitas Solich, transferindo-se para o Vitória e depois rumou ao futebol alagoano.
Esteve no CRB de Alagoas em 1972, depois foi para o CSA e encerrou sua carreira no Atlético de Alagoinhas-BA, em 1974.
Chegou a montar um time na década de 90, o Guarani de Canavieira, tricampeão em torneios municipais e também dirigiu a seleção de Canavieiras.
Atualmente é treinador de categorias de base e mora em Canavieira-BA, onde é casado com a professora Urânia Maria Mendes de Brito Ribeiro desde 27 de outubro de 1975.
O casal tem duas filhas: Fabíola e Lucíola, e são avós de dois netos.
    ver mais notícias

    Selecione a letra para o filtro

    publicidade
    • Tabela

    • BRASILEIRÃO 2018

    • Classificação
      Pontos
    • 1 Pal
      80
    • 2 Fla
      72
    • 3 Int
      69
    • 4 Grê
      66
    • 5 São
      63
    • Veja tabela completa
    publicidade

    ÚLTIMOS CRAQUES