Belletti

Ex-lateral-direito de São Paulo, Barcelona e Seleção Brasielira
por Diogo Miloni 
 
Juliano Haus Belletti, ou simplesmente Belletti, é um ex-lateral-direito de boas passagens por São Paulo, Barcelona, Chelsea e Seleção Brasileira. Em 4 de fevereiro de 2021 foi contratado para ser auxiliar técnico do Cruzeiro, clube onde permaneceu até janeiro de 2022.
 
Em 29 de outubro de 2022 foi anunciado como novo treinador do Sub-20 do São Paulo Futebol Clube, para ocupar a vaga deixada por Alex, que se demitiu um dia antes. 
 
Natural de Cascavel, Belletti nasceu no dia 20 de junho de 1976 e ,influenciado pelo pai, iniciou sua carreira no futebol de salão. Na época, a primeira experiência do jogador foi atuando como goleiro, a mesma posição de seu pai.

Aos 15 anos, o paranaense teve uma oportunidade na peneira do Cruzeiro e passou na posição de meia-esquerda. Três anos depois fez sua primeira partida como profissional, diante do Bragantino, no empate em 1 a 1, pelo Campeonato Brasileiro.

Na temporada seguinte foi convocado por Zagallo, treinador da Seleção Brasileira, para atuar como volante. A repercussão nacional levou o jogador para o São Paulo em 1996, em uma troca que envolveu diversos jogadores. O Tricolor Paulista cedeu Gilmar, Ronaldo Luis, Aílton, Vitor e Donizete para ter Belletti e Serginho, revelações do Cruzeiro.

Em 1999, foi emprestado para o Atlético-MG e após boas atuações ganhou espaço no clube paulsita. Já oficializado na lateral-direita, o atleta permaneceu por seis anos no São Paulo.

Em 2002, foi chamado por Luiz Felipe Scolari para o grupo da Seleção Brasileira que conquistou o pentacampeonato na Copa do Mundo da Coréia e do Japão.
Após a maior conquista de sua carreira, Belleti se transferiu para o futebol espanhol. A primeira passagem foi no Villareal, onde permaneceu dois anos, mas o destaque aconteceu vestindo a camisa do poderoso Barcelona.

Ao lado de craques como Ronaldinho, Deco, Xavi, Iniesta e Eto´o, era difícil para um lateral-direito conseguir se destacar. Mas a estrela de Belletti brilhou na partida mais importante para a equipe, a final da Liga dos Campeões de 2006/07, diante do Arsenal-ING. O brasileiro marcou o gol do título e se eternizou na história do Barcelona e do futebol europeu.

Em 2007, a pedido do técnico José Mourinho, o ala foi contratado pelo Chelsea, da Inglaterra. Polivalente, o jogador logo conseguiu vaga na equipe titular e participou das vitórias de duas Copas da Inglaterra e uma Liga Inglesa, marcando seu nome em mais um grande clube europeu.

Na volta para o Brasil, Belletti escolheu as Laranjeiras como novo lar e encontrou no Fluminense um ex-companheiro de Barça, o meio-campista Deco. Mas sua passagem pelo Tricolor carioca não foi das melhores, com poucas oportunidades e já sem o mesmo vigor físico de antes, acabou rescindindo seu contrato.

Em 2011, após acertar sua ida para o Ceará, o atleta não chegou a atuar em nenhuma partida e decidiu encerrar sua carreira alegando seu físico não aguentar mais.
 
Aposentado, em 2012 entrou para o ramo da comunicação ao lançar a revista "Soccer Magazine", um projeto inovador entre as publicações voltadas para o futebol.
 
Deixou a função de comentarista no SporTV em dezembro de 2016 e anunciou no dia 21 do mesmo mês que iria começar a trabalhar no Coritiba, na função de relações internacionais do clube paranaense, cargo que ocupou até outubro de 2017.

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES