publicidade

Andrés Escobar

Ex-zagueiro colombiano
por Diogo Miloni
Andrés Escobar Saldarriaga, ou simplesmente Andrés Escobar, é um ex-defensor colombiano que se tornou um símbolo da violência, por ser assassinado depois de cometer um erro na Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos.
Natural de Medellín, cidade a noroeste da capital Bogotá, Andrés nasceu no dia 13 de março de 1967 e foi um dos grandes jogadores do Atlético Nacional, clube tradicional da Colômbia.
Em 1989, ainda pelo Atlético, foi campeão da Copa Libertadores da América, batendo o Olímpia do Paraguai, na decisão do torneio. Resultado que lhe rendeu a titularidade na Seleção Colombiana que disputaria a Copa do Mundo de 1990, na Itália.
No continente europeu, Escobar ajudou seu país a chegar na segunda fase da competição, mas foi eliminado diante de Camarões, nas oitavas-de-final, após uma falha terrível do goleiro Higuita.
Quatro anos mais tarde, outra oportunidade da equipe sul-americana conseguir ir longe na Copa do Mundo. Andrés Escobar foi convocado e ,como na última Copa, também seria titular da equipe.
Na primeira partida, contra a Romênia, uma derrota por 3 a 1 e a necessidade de bater os anfitriões norte-americanos no próximo jogo para manter vivo o sonho colombiano de chegar às oitavas-de-final.
Aos 34 minutos do primeiro tempo, um cruzamento despretensioso na área sul-americana e um desvio infeliz de Escobar matou a reação do goleiro. Começava a última derrota dentro de campo do defensor colombiano.
O confronto terminou em 2 a 1 e a Colômbia foi para o terceiro jogo da primeira fase já eliminada. Na volta para o país natal, Andrés Escobar foi tratado com o principal culpado pelo fracasso da equipe.
Em 2 de julho de 1994, Andrés Escobar foi assassinado em frente a uma casa noturna de Medellín. A polícia não sabe ao certo o motivo do crime, se foi revolta de torcedores decepcionados ou apostadores que perderam dinheiro com a derrota. A única certeza que se tem, é que o episódio manchou para sempre a história do futebol colombiano.
Foto: Site oficial
    ver mais notícias

    Selecione a letra para o filtro

    publicidade
    • Tabela

    • BRASILEIRÃO 2018

    • Classificação
      Pontos
    • 1 Pal
      80
    • 2 Fla
      72
    • 3 Int
      69
    • 4 Grê
      66
    • 5 São
      63
    • Veja tabela completa
    publicidade

    ÚLTIMOS CRAQUES