Zagueiro prestou depoimento no Rio de Janeiro, e agora embarca para partida em Pernambuco

Zagueiro prestou depoimento no Rio de Janeiro, e agora embarca para partida em Pernambuco

Por Renata Lutfi
Redação Justiça Desportiva

Enquanto o técnico Tite embarcou com o elenco corintiano para o Recife, onde, neste sábado, dia 6 de outubro, às 16h20, nos Aflitos, encara o Náutico pelo Campeonato Brasileiro, Wallace viajou para o Rio de Janeiro para prestar depoimento no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) nesta quinta-feira. E em sessão da Quarta Comissão Disciplinar, o zagueiro foi absolvido, por maioria de votos.

Após analisar as imagens da partida realizada no Pacaembu, em que o Corinthians saiu com os três pontos após fazer 2 a 0 no Palmeiras, a Procuradoria do STJD decidiu denunciar o zagueiro Wallace, acusado de dar um pisão no atacante argentino Barcos.  Wallace responderia por "ato desleal ou hostil?, com base no artigo 250 do CBJD, e poderia ser suspenso por até três jogos, mas a denúncia foi modificada para o artigo 254-A, que prevê de quatro a 12 jogos, por "agressão física".

Em sessão na tarde desta sexta-feira, após a leitura do relatório e ser apresentado vídeo com o lance em que Wallace atingiu Barcos, o zagueiro, que estava presente no Tribunal, foi convidado para prestar depoimento e responder perguntas dos auditores.

"Se eu chegar e dizer que não pisei estaria mentindo, né?! Mas não foi de propósito. Fui na bola, mas no ato acabei pisando. Logo que retirei o pé, fui pedir desculpas a ele (Barcos) por não ter tido a intenção. O lance foi isso que aconteceu. Não aconteceu nada, o juiz estava próximo do lance e ele viu que pisei e pedi desculpas. Atingi com um chute e falei: "desculpa Barcos, não foi intencional". No intervalo ainda nos falamos e depois não ocorreu mais nada", relatou o zagueiro.

Wallace afirmou ainda que o técnico Tite conversou com ele assim que soube do julgamento: "Ele só me perguntou o que eu tinha feito, se tinha pisado de propósito para esclarecer. Ele (Tite) não gosta desse tipo de atitude", concluiu.

O procurador Rodrigo Raposo fez questão de salientar que pelas imagens era perceptível a agressão e ressaltou a reincidência de Wallace no STJD. Em seguida, o advogado João Zanforlin fez a defesa de zagueiro, antes criticando a falta de poder dos árbitros em campo, uma vez que a Procuradoria modificaria a decisão do homem do apito, que estava ao lado do lance.

"Já disse ao procurador-geral (Paulo Schmitt) sobre a minha insatisfação sobre as denúncias por vídeo. Diz o artigo 58-B que as decisões disciplinares tomadas pela equipe de arbitragem durante as partidas são definitivas, não sendo passíveis de punição pelos órgãos da Justiça Desportiva. Os clubes estão gastando mais. Temos seis pessoas apitando a partida. O árbitro estava no lance, viu o lance, não apitou nada, não deu cartão amarelo e muito menos o vermelho. O critério do árbitro é de deixar o jogo seguir. Quero mostrar à Procuradoria que, a prevalecer a denúncia do Wallace, deveria também denunciar o atleta Barcos, que deu um chute no zagueiro no lance", disse Zanforlin.

"Ele (Wallace) confessa que tinha a visão. A ficha dele milita em favor deste jogador que é um zagueiro. Ele só foi expulso em um jogo contra o Palmeiras e, se tivéssemos apresentado um DVD naquela oportunidade, tenho certeza que ele seria absolvido. Vamos cortar o mal pela raiz. Vamos absolver o Wallace. Tem time muito importante lutando pelo título e tem time muito importante lutando para não cair. O que o árbitro tomou a decisão, o tribunal tem que julgar. Senão vamos transformar o futebol brasileiro um verdadeiro inferno. Se entenderem que ele merece ser repreendido, uma advertência está mais que justa", finalizou o advogado do Corinthians.

Quando aberta a votação, os auditores optaram por desclassificar a denúncia para o artigo 254 do CBJD, sendo absolvido por maioria de votos.

O defensor do Timão, por não ter sido expulso e também não ser punido, não desfalcará o elenco na próxima rodada da competição. O técnico Tite utilizou Anderson Polga na posição, ao lado de Paulo André, no último treino antes de embarcar para Pernambuco, simulando a falta de Wallace. Polga vive a expectativa de estrear pelo Timão, equipe que o contratou há um mês e apenas amargou o banco de reservas apenas até o momento.

Últimas do seu time