A própria vitória no sábado veio com muita dificuldade para o Vasco

A própria vitória no sábado veio com muita dificuldade para o Vasco

Do UOL, no Rio de Janeiro

A vitória sobre o América-MG por 3 a 2 no último sábado, pela 20ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro esfriou a crise em São Januário, mas o técnico Joel Santana terá muito trabalho pela frente ao assumir a equipe na manhã deste domingo, quando comanda seu primeiro treinamento com parte do elenco.

Mesmo com a vitória sobre o América-MG, o Vasco ainda precisa confirmar sua recuperação na Série B. A equipe estava há cinco jogos sem vencer, sendo dois deles na Copa do Brasil, da qual foi eliminado pelo ABC na última terça-feira. A sequência custou a cabeça de Adilson Batista no cargo que Joel agora assume.

A própria vitória no sábado veio com muita dificuldade para o Vasco. O time foi instável durante a partida e só conseguiu tomar a frente no placar de forma definitiva com um gol de Rodrigo aos 35min da segunda etapa. E ainda teve de resistir à pressão final do rival pelo empate.

A dificuldade em chegar às vitórias, inclusive, é um dos problemas que Joel terá que corrigir. O Vasco é a equipe que menos perdeu na Série B, com apenas três derrotas, mas é que menos venceu no pelotão da frente, com nove vitórias. A situação se dá pelo excessivo número de empates do Cruzmaltino na competição.

A instabilidade da equipe também preocupa os próprios jogadores. O Vasco chegou a estar próximo de alcançar a liderança da Série B antes da derrota para o Vila Nova por 2 a 1 no dia 19 de agosto, pela 17ª rodada, mas perdeu a oportunidade ao tropeçar contra os goianos e nas duas rodadas seguintes, contra Avaí (derrota por 5 a 0) e Icasa (1 a 1).

"O importante é isso, demonstrar esse espírito sempre. Ter essa regularidade durante o campeonato. Nós fizemos grandes partidas, mas depois deixamos cair o nível. Temos que mudar isso", disse Pedro Ken à Rádio Globo.

Ponto forte da equipe na Série B até aqui, a defesa vascaína também não vive grande momento. Contando com as duas partidas contra o ABC pela Copa do Brasil, o Cruzmaltino sofreu 13 gols em apenas seis jogos. Como comparação, o time havia sofrido só 9 gols nas primeiras 16 rodadas da segunda divisão.

Para o técnico interino Jorge Luiz, no entanto, a vitória servirá para amenizar esses problemas e dar mais tranquilidade a Joel Santana para começar seu trabalho em São Januário. O treinador estreia contra a Luverdense, em casa, na próxima terça-feira, também pela Série B.

"É importante uma vitória na chegada de um treinador, receber o time com uma vitória. Dá muita tranquilidade para trabalhar. Temos jogo na terça-feira, que esperamos corresponder, a chance de jogar dentro de casa, com apoio da nossa torcida, e desejar toda a sorte para o Joel. Vamos ajudar no que for possível para colocar o Vasco no lugar onde mais queremos", disse o interino, otimista.

Com a vitória sobre o América-MG, o Vasco retornou ao G4 da Série B, com 35 pontos e na quarta posição. O líder da Série B é o Joinville, que soma 36 nas primeiras 20 rodadas da competição.

Últimas do seu time