Holandês foi o mais rápido no primeiro treino livre em São Paulo. Foto: Red Bull Racing

Holandês foi o mais rápido no primeiro treino livre em São Paulo. Foto: Red Bull Racing

Em busca de sua primeira pole na Fórmula 1, o holandês Max Verstappen (Red Bull) começou bem o fim de semana para o GP do Brasil, em Interlagos, 47ª edição da prova no País.

Mesmo com apneas 16 voltas pelos 4.309 metros do traçado paulistano, Verstappen, conseguiu colocar seu nome no topo da tabela no primeiro treino livre, com a marca de 1min09s011, seguido pela Ferrari de Sebastian Vettel, que ficou defasado em 0s049.

Lewis Hamilton, o campeão da temporada, andou bastante com a Mercedes (28 voltas), mas não conseguiu ir além do terceiro lugar, 0s096 atrás de Verstappen.

Daniel Ricciardo, que na próxima temporada será piloto da Renault, e enfrenta uma temporada de muitos problemas mecânicos na Red Bull, ficou em quarto, a 0s384 de seu companheiro de equipe.

Kimi Räikkönen, outro que está de saída de sua equipe, a Ferrari (em 2019 ele estará na Sauber), foi o quinto, enquanto Valtteri Bottas (Mercedes) fechou a lista dos dez primeiros.

PILOTOS DE TESTES

Três pilotos que não disputam a temporada guiaram neste primeiro ensaio em Interlagos. O italiano Antonio Giovinazzi ocupou o cockpit da Sauber de Marcus Ericsson e foi o melhor deles, em 13º. O britânico Lando Norris, com o carro de Fernando Alonso, andou melhor que Vandoorne e terminou em 16º, três posições à frente do belga. Em contrapartida, o canadense Nicolas Latifi, que guiou no lugar de Sergio Pérez (Force India), segurou a "lanterna" do TL1, em 20º, bem distante do outro piloto da equipe, Esteban Ocon, que terminou em décimo.

RETOMADA DOS TRABALHOS

Logo mais, a partir das 15h, até às 16h30, acontece o segundo treino livre. No sábado (10), acontece o último treino livre a partir das 12h, com uma hora de duração. Depois, entre 15h e 16h a classificação que definirá o grid do GP, marcado para 15h de domingo (11).

METEOROLOGIA

A previsão do tempo aponta para possibilidade de chuva nos três dias do evento. Nesta sexta-feira, 20%, no sábado probalilidade de tempestade (50%) e novamente de tempestade no domingo (60%).

EM 2017...

No ano passado a pole foi de Valtteri Bottas, com 1min08s322, mas foi Vettel quem subiu no degrau mais alto do pódio após 71 voltas, seguido por Bottas e Räikkönen.

BRASILEIROS

Depois de Sérgio Sette Câmara ter sido anunciado na última segunda-feira (5) como piloto de testes e desenvolvimento da McLaren em 2019, nesta sexta-feira (9) foi a vez de Pietro Fittipaldi ser confirmado pela Haas para a mesma tarefa no próximo ano. 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

Últimas do seu time