Arthur foi negociado por cerca de 33 milhões de euros com o Barcelona

Arthur foi negociado por cerca de 33 milhões de euros com o Barcelona

Jeremias Wernek
Do UOL, em Porto Alegre

O Grêmio usou a transferência de Arthur, agora jogador do Barcelona, para quitar dívidas e isso faz parte de uma estratégia que respinga em processo que atingirá os clubes brasileiros a partir de 2019. Com a nova divisão dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro, o fluxo de caixa das equipes será afetado e a ideia na Arena foi desonerar as contas para não sofrer demais até botar a mão nos 30% de desempenho e outros 30% por exibição.

Já na próxima temporada, os clubes brasileiros receberão 40% igualmente e outros 60%, dividido em dois aspectos, de acordo com a performance. Em campo e fora dele.

A mudança vai gerar impacto nas contas, pois ao contrário do processo atual a receita de TV não entra no início da temporada ou até mesmo mensalmente. A fatia de desempenho será paga ao final do Campeonato Brasileiro, de acordo com a colocação do clube.

Vem deste detalhe a luta para manter fluxo de caixa. No Grêmio, o plano foi acabar com dívidas que pesavam no orçamento. As parcelas mensais de contas antigas foram, quase todas, encerradas com os recursos da venda de Arthur. O fato chegou a ser celebrado no jantar de 115 anos do clube, no mês passado. A iniciativa vai dar mais fôlego para o período onde a receita de TV será menor, no primeiro semestre de cada temporada - a partir de 2019.

Aos olhos do Grêmio, a mudança nas cotas com a TV pode gerar aumento de 40 a 50% no valor total arrecadado. No antigo modelo, o clube recebia cerca de R$ 60 milhões/ano. Agora, acredita no desempenho e da taxa de exibição para impulsionar a receita.

Arthur foi negociado com o Barcelona por cerca de 33 milhões de euros (R$ 149,8 milhões na cotação da época). O Grêmio ficou com 75% da quantia e ainda tem cláusulas que podem aumentar o valor recebido. Os chamados bônus passam por 10 partidas disputadas pelo volante, convocações, renovações, títulos e passagem pela seleção brasileira.

O valor adicional teve cláusulas alteradas quando da negociação para antecipar a ida de Arthur, antes prevista para janeiro de 2019. Ali, o Grêmio pediu para que fossem incluídos mecanismos que gerassem receita a curto prazo e se chegou ao item do número de jogos.

Foto: Pedro Vale/AGIF (via UOL)

Últimas do seu time