O jogo marcou o retorno de um dos grandes cariocas ao estádio Conselheiro Galvão

O jogo marcou o retorno de um dos grandes cariocas ao estádio Conselheiro Galvão

Do UOL, no Rio de Janeiro

Debaixo de um sol de mais de 40 graus, o Vasco venceu o Madureira por 1 a 0 neste sábado (19) - gol de Thiago Galhardo - na estreia no Grupo B da Taça Guanabara. O jogo marcou o retorno de um dos grandes do Rio de Janeiro ao estádio Conselheiro Galvão, no bairro de Madureira, um dos mais quentes do subúrbio carioca.

Para dar tempo de hidratação aos jogadores, ocorreram paradas técnicas nos dois tempos e as duas equipes utilizaram as três substituições.

Nesta quarta-feira, pela segunda rodada, o Vasco recebe o Volta Redonda, às 21h30, em São Januário.

Vasco aumenta o ritmo na etapa final
O Vasco sofreu com o forte calor no primeiro tempo e não conseguiu se encontrar em campo. A qualidade do gramado também prejudicava a intenção do técnico Alberto Valentim para que o time tocasse a bola. Na etapa final, com a temperatura mais fresca, sombras e a chegada de nuvens, o Cruzmaltino produziu muito mais e criou boas oportunidades.

Sasse isola!
Logo aos três minutos do primeiro tempo, o Vasco teve uma boa oportunidade quando uma bola cruzada na área sobrou para o estreante Yan Sasse. O meia, porém, pegou mal na bola e isolou.

Maradona no travessão!
Sim! Maradona jogou em Conselheiro Galvão! No caso, Cláudio Maradona, que aos 23 minutos do primeiro tempo se antecipou a Danilo Barcelos e cabeceou no travessão, assustando a torcida vascaína.

Belo passe de Ribamar
O Vasco também chegou com perigo com Marrony, após belo passe em profundidade de Ribamar. O goleiro do Madureira saiu bem.

Ribamar perde de cabeça
Aos 9 minutos do segundo tempo, Ribamar recebeu um ótimo cruzamento da direita e, livre, cabeceou para fora perdendo uma grande oportunidade.

Tirou tinta!
Dois minutos depois, Dudu arriscou da intermediária e a bola tirou tinta da trave direita do goleiro do Madureira.

Galhardo abre placar após lance bizarro de Marrony
O gol do Vasco saiu aos 22 minutos do segundo tempo através de Thiago Galhardo, que havia acabado de entrar. O meia recebeu um passe de Marrony - após se enrolar todo com a bola - e chutou com extrema categoria para estufar a rede do goleiro do Madureira.

No travessão de novo!
Aos 28 do segundo tempo, Éverton emendou um foguete da intermediária e a bola explodiu no travessão do goleiro Fernando Miguel.

Dudu não sente a pressão
O jovem meia Dudu, de apenas 20 anos, não sentiu a pressão de começar pela primeira vez como titular nos profissionais e ter a responsabilidade de conduzir a equipe. Embora não tenha sido brilhante, foi efetivo na função de ligação entre o meio de campo e o ataque.

O melhor - Ribamar
O atacante fez uma boa estreia, se movimentando bastante, fazendo bem o papel de pivô e aparecendo bem tanto nas finalizações quanto nos passes para os companheiros.

O pior - Danilo Barcelos
O lateral esquerdo não teve uma boa estreia. Errou cruzamentos e deu espaços na defesa. Suas cobranças de falta também não surtiram efeito.

Valentim mantém esquema
Apesar das novidades na escalação, o técnico Alberto Valentim manteve o esquema 4-2-3-1 que já utilizava na temporada passada.

Roy adota a retranca
Como esperado, o técnico Roy colocou o Madureira atuando na retranca e explorando os contra-ataques, algo que fez bem, principalmente no primeiro.

Castan fura placa de publicidade e se irrita
No primeiro tempo, o zagueiro Leandro Castan deu um carrinho na linha de fundo e furou uma placa de publicidade. Por ter se arranhado, ele se irritou e deu um chute nela.

Gramado ruim
O gramado do estádio em Conselheiro Galvão não estava bom. Irregular e com muitas manchas por todas sua extensão.

Cinco estreias e jovem meia como titular
Ainda em processo de pré-temporada, o técnico Alberto Valentim poupou uma série de jogadores, entre os principais, o atacante Maxi López e o meia Bruno César. As novidades ficaram por conta das estreias de Raúl Cáceres, Danilo Barcelos, Lucas Mineiro, Yan Sasse e Ribamar, além da escalação do jovem meia Dudu, de 20 anos.

Galhardo relacionado de última hora
O meia Thiago Galhardo seria mais um dos jogadores poupados, mas um problema físico do atacante Caio Monteiro fez com que o jogador fosse relacionado de última hora e iniciasse no banco de reservas.

Estádio "raíz"
Conselheiro Galvão não possui refletores. Justamente por isso, a partida foi antecipada em 10 minutos para que a luz natural do sol deixe a partida visível para espectadores, atletas, comissões técnicas e árbitros.

O estádio também preserva o tradicional "garoto do placar", que altera o utensílio informativo a medida que os gols vão saindo.

O local só possui cadeiras e cobertura no setor social, onde ficará a torcida do Madureira.

Bolas isoladas para fora do estádio
No total, duas bolas foram isoladas para fora do estádio de Conselheiro Galvão após chutões dos jogadores de Vasco e Madureira.

MADUREIRA 0 X 1 VASCO
Local: Aniceto Moscoso (Conselheiro Galvão-RJ)
Hora: 16h50 (horário de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique
Auxiliares: Silbert Faria Sisquim e Daniel do Espírito Santo Parro
Cartões amarelos: Marcelo Alves (MAD); Werley (VAS)
Cartões vermelhos: Marcelo Alves (MAD)
Gols: Thiago Galhardo, aos 22 minutos do segundo tempo (VAS)

Madureira
Jonathan, Valdir, Ivan Cañete, Marcelo Alves e Felipe Saturnino; Levi, Éverton, Rodrigo Dantas (Maicon Aquino) e Luciano Naninho (Rezende); Welber (Júnior Lopes) e Cláudio Maradona.
Técnico: Roy

Vasco
Fernando Miguel, Raúl Cáceres (Cláudio Winck), Leandro Castan, Werley e Danilo Barcelos; Lucas Mineiro, Raul, Marrony (Moresche), Dudu (Thiago Galhardo) e Yan Sasse; Ribamar
Técnico: Alberto Valentim

(Foto: Jotta de Mattos/AGIF - retirada do UOL)

Últimas do seu time