Saiba mais sobre a iniciativa

Saiba mais sobre a iniciativa

A parceria entre Grêmio e Tubarão-SC, primeiro clube considerado startup do Brasil, comandado pelo jovem presidente Luiz Henrique Rubeiro, já proporciona os primeiros benefícios ao Tricolor gaúcho.

A mais recente foi a ida do goleiro Guilherme, de 19 anos. Emprestado ao Fluminense, o camisa 1 despertou a atenção gremista em jogos das categorias de base e, em razão da prioridade com o time de Santa Catarina, acabou levando o atleta.

"Posso garantir que pelo menos outros nove clubes estavam interessados nele", afirma Júnior Chávare, responsável durante muitos anos por comandar a coordenação da base do Grêmio e que hoje é o atual diretor de operações e novos negócios da K2 Soccer, empresa que administra o futebol do Tubarão-SC.

Chávare conta que além da proximidade com a atual diretoria gremista, enxerga o Grêmio como um modelo de gestão de elenco no departamento de futebol. É válido lembrar: foi ele quem comandou toda a reestruturação na base do clube, colocando em prática o Projeto Lapidar, e tendo sido responsável, entre outras descobertas, por efetuar a transição da base para o profissional de jogadores como Arthur, Wallace, Luan e Everton Cebolinha, sem contar Bressan, Alex Telles, Wendel e Ramiro.

Além do goleiro Guilherme citado acima, nesta temporada o Grêmio fez prevalecer a prioridade em outros dois jogadores:

Israel, destaque da Copa São Paulo deste ano, e o meia Rafinha. "Além dos três, temos também o Marcus Vinícius, que após a parceria com o Grêmio, foi destaque nos dois últimos anos do Campeonato Catarinense e e foi vendido a Chape, trazendo retorno financeiro as duas equipes", conta Chávare.

Por outro lado, o Tricolor também cede alguns atletas que não vem sendo aproveitados para disputar as principais competições pelo Tubarão, que foram os casos do goleiro Gabriel, do zagueiro Truyts, do volante Guilherme Amorim, do meia Nikolas Farias e do atacante Batista.

Quem também é responsável por essa parceria é o presidente do clube, Luiz Henrique Ribeiro. Com perfil inovador, ele destaca que a parceria entre os dois clubes vai além do empréstimo de atletas. "Pelo fato de estarmos incubados dentro da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), desenvolvemos outros projetos junto ao Grêmio ligados às tecnologias de produtos, equipamento e serviços", conclui.

Alguns aspectos relevantes:

- a ascenção do time foi notória desde então, com o acesso para a divisão de elite de SC em 2016, título da Copa Santa Catarina em 2017 -dando vaga à Copa do Brasil deste ano, acesso para a série D em 2018, 3o. colocado no Estadual -dando vaga à Copa do Brasil de 2910

- O clube-empresa foi incubado dentro do campus e incentiva os universitários a desenvolverem projetos das mais variadas áreas – medicina, nutrição, desing, informática – todos os profissionais que trabalham no clube são universitários da Unicsul.

- Parceria com o Grêmio para projeto que envolve conhecimento, produtos e equipamentos: além do desenvolvimento de novas tecnologias e no empréstimo de jogadores que se destaquem no clube (já são 4 até o momento), esse primeiro projeto, que será executado dentro de 30 dias, está sendo desenvolvido por especialistas do clube na questão da saúde bucal dos atletas x lesões esportivas, para identificar realmente o que é mito e real neste assunto, o quanto a saúde bucal interfere no desempenho físico.

- Acompanhamento psicológico, de assistente social e de outros profissionais com os jogadores do clube; amplo espaço de alojamento, restaurante próprio e condições que nem clubes grandes proporcionam.

- Contratação de um profissional específico para cuidar do departamento de futebol, no caso, Júnior Chávare; responsável pelo Projeto Lapidar no Grêmio e revelação de atletas como Arthur, Wallace, Luan, Everton Cebolinha, Ramiro, e também no São Paulo, com David Neres e Militão. Passagem por 3 anos como consultor da Juventus-ITA no Brasil.

Últimas do seu time