Etapa classificatória aconteceu no Kartódromo da Granja Viana. Foto: Fábio Oliveira/Radical Motors

Etapa classificatória aconteceu no Kartódromo da Granja Viana. Foto: Fábio Oliveira/Radical Motors

Foram definidos neste sábado (21), durante a 53ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart, no Kartódromo Interncional da Granja Viana, em Cotia, na região da Grande São Paulo, três dos 12 pilotos que disputarão em novembro a final da 20ª edição da Seletiva de Kart Petrobras.

Apenas pilotos entre 15 e 20 anos estavam habilitados à classificação, pela categoria Graduados e, assim, já garantiram presença na decisão, o gaúcho Pedro Goulart e os paulistas Allan Croce e Guilherme Peixoto.

Será a terceira vez que Goulart estará em uma final da Seletiva de Kart Petrobras. Aliás, ele terminou em quarto na classificação geral da Graduados, mas dois dos três primeiros colocados não estavam dentro do critério de idade. O outro, Felipe Batista, por sinal o campeão, abriu mão da vaga pois tem patrocínio de marca concorrente da patrocinadora da Seletiva.

Croce e Peixoto também se beneficiaram do critério de idade de pilotos que terminaram à frente e conseguiram se garantir à finalíssima com o sétimo e oitavo lugares, respectivamente.

OS CLASSIFICADOS

PEDRO GOULART

“A disputa hoje foi bem acirrada. Larguei em quarto, fiz uma ótima corrida, mas infelizmente meu equipamento estava quebrado e não consegui ir mais pra frente. Mas estou contente em ganhar a vaga da Seletiva mais uma vez e quem sabe levar o título este ano. Já sei o formato da final, como funcionam as tomadas, o esquema de pontuação. E vou treinar a parte da calibragem dos pneus também para chegar bem forte”, disse o portoalegrense Goulart, de 17 anos.

 Pedro Goulart participará pela terceria vez de uma final da Seletiva de Kart Petrobras. Foto: Fábio Oliveira/Radical Motors

ALLAN CROCE

“Estava muito rápido a semana toda, mas tive uma quebra de corrente na Pré-Final, faltando três voltas, e tive de largar em 24º. Vim buscando e acabei chegando em sétimo na Final, garantindo a vaga. A disputa da Seletiva é muito competitiva, com os melhores pilotos, mas vou me preparar bastante”, pontuou Croce, de 17 anos e que tem um nome ligado ao kartismo, pois seu avô, Fernando Croce, que morreu há quatro anos, foi um dos grandes nomes do kart nacional.

Oriundo de uma família ligada ao kart, Allan Croce está com 17 anos. Foto: Fábio Oliveira/Radical Motors

GUILHERME PEIXOTO

“Não imaginava conquistar a vaga na minha primeira tentativa. Achei que ia ser muito difícil e foi, mas achava que só no ano que vem conseguiria. Então é um sonho pra mim estar na final da Seletiva de Kart Petrobras. Comecei a semana aqui com algumas dificuldades, mas me recuperei e estava bem rápido para a tomada de tempos, conquistando um quarto lugar. Na Final, larguei de nono, mas bem na largada tive uma batida com outro piloto e entortou algumas coisas no kart. Foi bem difícil terminar, mas dei o meu máximo e consegui o oitavo lugar e a vaga”, destacou Peixoto, de 15 anos, estreante na Seletiva.

Guilherme Peixoto, de 15 anos, é o caçula dos classificados na etapa da Granja Viana. Foto: Fábio Oliveira/Radical Motors

Binho Carcasci, idealizador e organizador da Seletiva de Kart Petrobras, comentou sobre a disputa e destacou as atuações dos três pilotos classificados para a final.

“Não tinha maneira melhor de comemorar 20 edições da Seletiva. Começamos a temporada de uma forma fantástica, dentro do Campeonato Brasileiro de Kart, com grids muito cheios e grandes disputas. E fico ainda mais feliz em ver essa mescla de pilotos experientes com novatos nas categorias. Os classificados da Seletiva, inclusive, mostram isso. Vamos ter o Pedro Goulart na final pela terceira vez, mas teremos o Allan Croce estreando e o Guilherme Peixoto com apenas 15 anos, recém-chegado na Gruduados, já chegando lá. A Seletiva é feita pra isso, para promover os pilotos, ajudar o kartismo para que eles alcancem voos mais altos e fico feliz que tenhamos começado a comemorar os 20 anos da Seletiva desta forma aqui em São Paulo”, avaliou Binho.

Com informações da fgcom

Binho Carcasci, idealizador e organizador da Seletiva de Kart Petrobras. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

A próxima etapa classificatória acontecerá no dia 1º de setembro em São Luis (MA) durante a Copa Petrobras Norte Brasileiro de Kart. Mais três pilotos garantirão suas vagas para a disputa final.

Resultado da categoria Graduados no Brasileiro de Kart:
1) 121-Felipe Baptista (FASP), 19 voltas em 13min52s821
2) 4-Olin Vieira Galli (FAERJ), a 2.399
3) 212-Alain Sisdeli (FPARN), a 5.184
4) 1-Pedro Goulart (FGA), a 6.234
5) 28-Andre Nicastro (FADF), a 6.121
6) 102-Gaetano Di Mauro (FPRA), a 6.402
7) 61-Allan Martins Croce (FASP), a 7.776
8) 999-Guilherme Peixoto (FASP), a 8.552
9) 818-Arthur Leist (FASP), a 9.610
10) 48-Pedro H. Busato Adami (FPRA), a 9.993
11) 56-Jean B. de Aguiar (FASP), a 10.416
12) 43-João Renato Corbellini (FAERJ), a 11.533
13) 12-Augusto Cezar Fontanella (FGA), a 16.172
14) 228-Vinicius Kwong (FPARN), a 19.710
15) 221-Sérgio Crispim (FAEP), a 9 voltas
16) 8-Pedro Pablo Campuzano (FAUESC), a 10 voltas
17) 29-Victor Backes (FAUESC), a 16 voltas
18) 77-Murilo Coletta (FAEM), a 17 voltas
19) 777-Marcus Borges (FCA), a 17 voltas

PREMIAÇÃO

O valor total da priemiação desta 20ª edição da Seletiva de Kart Petrobras é de aproximadamente R$ 500 mil reais, sendo R$ 100 mil reais para o vencedor, além de um variado programa de testes, que inclui a Stock Light, Fórmula 4 Europeia e simulador de Fórmula 1 na Europa. Além destas atividades práticas, os três melhores terão treinamento físico e mental, media training e palestra sobre marketing esportivo.

DETALHES DA PREMIAÇÃO

- Campeão: 100 mil reais
- Vice-campeão: 10 mil reais
- Programa de orientação para dois finalistas (o campeão - independentemente de ter ou não participado do programa em 2017; e o melhor classificado, desde que não tenha participado do programa em 2017)
- As ações de media training, marketing esportivo e avaliação física também serão oferecidas para o campeão e os dois melhores colocados na final da Seletiva, desde que não tenham participado no ano passado.
- A competição também manterá este ano seu projeto social (Sorriso Campeão), que beneficia mecânicos e familiares com tratamento odontológico gratuito por um ano.

CALENDÁRIO DA 20ª EDIÇÃO DA SELETIVA DE KART PETROBRAS *

Fase Classificatória
1ª Etapa – 21 de julho – Cotia (SP) – Campeonato Brasileiro de Kart - Classificados: Pedro Goulart, Allan Martins Croce e Guilherme Peixoto.
2ª Etapa – 18 de agosto ou 1 de setembro – São Luís (MA) – Copa Norte de Kart 
3ª Etapa – 22 de setembro – Aldeia da Serra (SP) – Copa SP Light de Kart
4ª Etapa – 13 de outubro – Vespasiano (MG) – Copa Brasil de Kart

Final
Novembro – Cotia (SP)

* Sujeito a alterações

ABAIXO, A RELAÇÃO DE TODOS OS CAMPEÕES DA SELETIVA DE KART PETROBRAS, DE 1999 A 2017

1999 - Danilo Dirani (SP)
2000 - Júlio Campos (PR)
2001 - Sergio Jimenez (SP)
2002 - Rafael Daniel (SP)
2003 - Rafael Daniel (SP)
2004 - Rafael Daniel (SP)
2005 - Guilherme de Conto (PR) - Graduados A e Gabriel Dias (PR) - Graduados B
2006 - Guilherme de Conto (PR) - Graduados A e Felipe Guimarães (DF) - Graduados B
2007 - Rafael Suzuki (SP)
2008 - Leonardo Cordeiro (SP)
2009 - Jonathan Louis (PR)
2010 - Felipe Fraga (TO)
2011 - Felipe Guimarães (DF)
2012 - João Vieira (TO)
2013 - Olin Galli (RJ)
2014 - Pietro Rimbano (SP)
2015 - Vinicius Papareli (SP) CLIQUE AQUI E VEJA A MATÉRIA COM COBERTURA IN LOCO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
2016 - Marcel Coletta (SP) CLIQUE AQUI E VEJA A MATÉRIA COM COBERTURA IN LOCO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
2017 - João Rosate (GO) - CLIQUE AQUI E VEJA MATÉRIA COM COBERTURA IN LOCO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

 

Últimas do seu time