Piloto da Ipiranga Racing partirá da posição de honra pela 19ª vez na categoria. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

Piloto da Ipiranga Racing partirá da posição de honra pela 19ª vez na categoria. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

O paulista Thiago Camilo (Ipiranga Racing) conquistou neste sábado (6) a pole para a prova #500 da Stock Car, que acontece amanhã, domingo (7), em bateria única a partir das 11h (de Brasília) no Autódromo do Velopark, circuito situado na cidade gaúcha de Nova Santa Rita, na região metropolitana de Porto Alegre.

Com o circuito parcialmente molhado no começo da atividade e com a chuva se intensificando da metade para o final, os pilotos tiveram dificuldades para um bom acerto pelos 2.278 metros do traçado gaúcho.

Uma ausência entre os 28 inscritos: o paraibano Valdeno Brito, que estreia pela Prati-Donaduzzi Racing, bateu forte no último treino livre e seu carro não ficou pronto a tempo para que ele pudesse ir à pista.

No Q3, parte final da classificação, com apenas os seis mais rápidos da parte anterior na pista, sob chuva forte, Thiago Camilo cravou 1min03s099, 0s294 melhor que Daniel Serra (Eurofarma RC), que parte ao seu lado na primeira fila.

"Essa pole tem um sabor especial, no ano passado foi difícil, sem vitória, e demonstrar agora que a equipe se recuperou, meu papel foi o de cobrar a equipe para que tivéssemos mais investimentos para os resultados. Agradecer aos mecânicos, ao Andreas (Mattheis) que reconheceu que tínhamos que melhorar e a força para buscar performance novamente, essa pole no Velopark, voltando a andar na frente", comentou Thiago Camilo à reportagem do globoesporte.com, que fez a transmissão ao vivo da classificação.

Thiago Camilo, aliás, venceu a corrida 400 da Stock Car, em 2014. Outro que venceu prova centenária da categoria e estará no grid em busca do troféu da prova 500 é Cacá Bueno, que faturou a corrida 300, em 2006. Chico Serra venceu a corrida 100, em1989, e Xandy Negrão ganhou a corrida 200, em 1998.

A segunda fila terá dois carros da Full Time Sports, com Rubens Barrichello e Nelsinho Piquet, terceiro e quarto colocados, respectivamente.

Marcos Gomes conseguiu um ótimo quinto lugar para largar em sua corrida de estreia pela KTF Sports, time com o qual assinou contrato há apenas quatro dias, após não renovar com a Cimed, equipe pela qual foi campeão em 2015 e competiu até o ano passado. O jovem Gaetano di Mauro, em sua segunda corrida na categoria, foi outro que impressionou, com o sexto posto no grid.

No ano passado a etapa do Velopark foi disputada em rodada dupla. Cacá Bueno venceu a primeira bateria e Daniel Serra subiu ao degrau mais alto do pódio na segunda.

BATIDA FORTE

Átila Abreu (Shell V-Power) bateu forte na proteção de pneus durante o Q2, após quebra na suspensão traseira esquerda e foi encaminhado a um hospital para exames. Ele deixou o carro sozinho mas queixava-se se dores nas costas. Ele sofreu uma fissura na vértebra L2 e não poderá participar da prova, de onde largaria do 14º lugar.

ABAIXO, VÍDEO DA BATIDA DE ÁTILA ABREU

GRID COMPLETO - STOCK - VELOPARK - BATERIA ÚNICA

 


COMO FOI O TREINO

No Q1, Felipe Fraga, um dos favoritos à pole, enfrentou dificuldades e não conseguiu avançar à fase seguinte da classificação, com 59s770, ficou em 16º lugar, que será sua posição de largada.

Daniel Serra, em contrapartida, foi o mais rápido. O atual bicampeão da Stock completou sete voltas e na melhor delas assinalou 58s603, 0s019 melhor que Thiago Camilo, o segundo colocado.

Quem passou próximo à degola foi Cacá Bueno, que termino em 15º, com 59s728.

Os líderes dos dois treinos livres passaram ao Q2: Átila Abreu, o mais rápido do TL1, ficou em nono, e Julio Campos, o mais rápido no TL2, foi o quinto

No Q2, a chuva aumentou consideravalmente e os 15 pilotos partiram para suas voltas rápidas e a bandeira vermelha foi acionada, pois Átila Abreu bateu forte após um problema na suspensão traseira esquerda. Ele se chocou frontalmente com a barreira de proteção e desceu sozinho do carro e se deitou no gramado, com dores nas costas. 

Os pilotos foram para o pit-lane e aguardaram pela remoção do carro #51 de Átila Abreu. A pista foi liberada para os últimos quatro minutos do Q2 com Barrichello em primeiro e Nelsinho Piquet em segundo, companheiros de equipe da Full Time Sports.

A chuva aumentou muito e poucos pilotos conseguiram melhorar seus tempos. Marcos Gomes ficou em terceiro, Thiago Camilo em quarto, Daniel Serra em quinto e Gaetano di Mauro, único a conseguir andar mais rápido, fechou a lista dos seis primeiros que foram para a disputa da pole.

No Q3, com uma volta muito boa para as condições da pista, terceiro a buscar sua volta rápida, Thiago Camilo fez 1min03s099 e não foi superado pelos outros três que foram à pista na sequência, Gomes, Nelsinho e Barrichello.

Assim, na primeira fila, Camilo e Serra, Barrichello e Nelsinho na segunda e Gomes e Gaetano na terceira.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL - STOCK CAR - VELOPARK-RS

Domingo, 7

09h00 – 09h50 – Visitação aos boxes
11h00 – Largada 1ª etapa Stock Car

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

Bella Macchina no YouTube: Clique no logo

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR TODAS AS COLUNAS DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI

 

Últimas do seu time