Os jornais Marca e As já o chamaram de melhor do mundo

Os jornais Marca e As já o chamaram de melhor do mundo

Filipe Luís não é um jogador midiático como Daniel Alves ou Marcelo. Mas, se depender da imprensa espanhola, é ele, e não os jogadores de Real Madrid ou Juventus, o melhor lateral brasileiro em atividade no futebol europeu.

Os jornais Marca e As já o chamaram de melhor do mundo. Nesta semana, porém, um número mostrou que o brasileiro está tendo a melhor temporada de sua carreira. Já são três gols e seis assistências em 44 jogos. Na última vez em que tinha marcado três vezes em um ano, Filipe Luís ainda não jogava pelo Atlético de Madri. Foi em 2010, pelo La Coruña.

Além disso, o número de gols e assistências também mostra que, ofensivamente, ele não está tão longe de Marcelo, lateral do Real Madrid e titular da seleção brasileira, quanto muita gente pode pensar. No Campeonato Espanhol, por exemplo, ele participou de oito gols de sua equipe. Marcelo participou de nove, com oito assistências e um gol marcado.

Não é uma diferença tão grande. Principalmente se for levado em conta o seu desempenho defensivo. Com 3,6 desarmes por jogo, ele é um dos cinco jogadores mais eficientes do Campeonato Espanhol. Marcelo, como comparação, tem apenas 2,6. Além disso, Filipe Luís tem média de 0.6 dribles sofridos por partida. A média do lateral do Real é duas vezes maior.

A comparação com Daniel Alves, hoje disputando o Campeonato Italiano, também é favorável. Adaptando-se a uma função mais defensiva do que nos tempos do Barcelona, o lateral direito só deu quatro passes para gols na temporada, além de três gols pela Juventus. Em números defensivos, ele se aproxima muito mais de Marcelo, com 2,3 desarmes e 0,9 dribles sofridos por jogo na Série A.

Foto: AFP PHOTO / JAVIER SORIANO

Últimas do seu time