Alan Kardec, Diego Tardelli e Leandro Damião são mais jogadores que Jô, e poderiam substituir Fred caso o centroavante do Fluminense não chegue bem na Copa

Alan Kardec, Diego Tardelli e Leandro Damião são mais jogadores que Jô, e poderiam substituir Fred caso o centroavante do Fluminense não chegue bem na Copa

A convocação da Seleção Brasileira que irá disputar a Copa do Mundo em solo verde e amarelo é apenas em Maio, restam ainda (ou apenas) três meses para que o país conheça a lista de jogadores que vão tentar conquistar o Mundial nos meses de Junho e Julho. Não há muitas dúvidas na montagem da equipe, o time está praticamente pronto, Felipão parece ter seus jogadores de confiança, do goleiro ao centroavante, pelo menos no time titular, parece estar tudo certo... quer dizer, não. Há um problema, e com nome e número de camisa: Fred, o camisa 9 da Seleção.

Suponhamos que às vésperas do dia 07 de Maio (data da convocação) o centroavante titular de Felipão esteja como está hoje, contundido, com problemas físicos que o acompanham a um bom tempo, quem poderia segurar a bomba? Centroavantes têm de sobra por aí. Jô é o substituto imediato de Fred, há quem fale em Hernane Brocador, Walter, e até em Luís Fabiano eu já ouvi falar (é, tem louco pra tudo).

Todos esses nomes surgem apenas por um motivo: Fred não passa confiança para ninguém. Tecnicamente é o melhor 9 do país, mas fisicamente todos ficam com um pé atrás. Aos 30 anos o atacante carrega consigo boa experiência internacional, a disputa de uma Copa do Mundo (2006), ótima participação na Copa das Confederações (2010), grande espírito de liderança no grupo, mas um longo histórico de lesões.

Se Fred estiver meia-boca, e não conseguir vestir a 9 do Brasil, alguns jogadores poderiam substituí-lo a altura. Se não com as mesmas características, com outras virtudes que se encaixariam bem no time montado por Felipão.

Alan Kardec – Palmeiras

Kardec não é o melhor centroavante do país, mas é muito bom jogador. Aos 25 anos de idade o atacante palmeirense tem a seu favor uma boa rodagem, experiência internacional, vestiu camisas importantes, isso sem contar que já fez dupla de muito sucesso com Neymar nos tempos de Santos. Embora não seja um craque, Alan Kardec tem boa técnica, é muito inteligente, é fazedor de gols (embora não seja um daqueles centroavantes fixos, finalizadores, como é Fred, por exemplo), participa bastante do jogo e evoluiu muito nos últimos anos. 

Diego Tardelli – Atlético Mineiro

Tardelli foge ainda mais das características de Fred. Tem velocidade, sai bastante da área, em alguns momentos pelo Atlético foi responsável por armar o time, se movimenta muito e pode atuar como o homem mais avançado da equipe e também pelos lados do campo. Tardelli tem 28 anos, já conquistou dois títulos de Libertadores, jogou em grandes clubes no Brasil, atuou na Europa e fez ótima temporada em 2013.

Leandro Damião – Santos

Damião era o substituto direto de Fred até a Copa das Confederações quando se contundiu e ficou de fora. O atacante recém-contratado pelo Santos já teve momentos muito bons, especialmente em 2011, mas é fato que há um ano e meio não está jogando bem. Com 24 anos Damião é o centroavante mais “de área” dos três aqui citados, também é o jogador com menos recurso técnico dentre os listados. Mas é um fazedor de gols, muito bom em bola aérea, forte e que segura bem os zagueiros, característica que agrada muito o treinador da Seleção. 

Todo esse debate, todos os nomes cogitados e todas as dúvidas só existem, pois o Brasil vive um sério problema que é a ausência de grandes centroavantes no país. A Seleção se acostumou a ter Careca, Romário, Ronaldo, e hoje caça um único nome que possa chegar ao nível de Fred, que não é nem de longe um craque. Por isso é que Mano Menezes, quando ainda era treinador da Seleção, começou a testar Neymar como jogador mais avançado do time, e também por isso Felipão resolveu testar Robinho na mesma função. Fato é que restando três meses para a convocação final, o treinador do Brasil tem mais problemas do que imaginava.

No Twitter: @lucas_creis

Foto: UOL

Últimas do seu time