Durante os dias de preparação do time de Mano Menezes no local, o São Paulo tem procurado expor as virtudes de seu centro

Durante os dias de preparação do time de Mano Menezes no local, o São Paulo tem procurado expor as virtudes de seu centro

Bruno Freitas e Danilo Lavieri
Do UOL, em Cotia (SP)

Escolhido como casa da seleção brasileira para a preparação visando ao amistoso contra a África do Sul no Morumbi, o Centro de Treinamento de Cotia aproveita o novo momento da relação entre o São Paulo e a CBF. Agora com a distância do desafeto tricolor Ricardo Teixeira, e com a aproximação do novo mandatário José Maria Marin, o clube paulista aproveita a exposição com os melhores jogadores do país para divulgar a excelência de seu espaço de formação de atletas.
Durante os dias de preparação do time de Mano Menezes no local, o São Paulo tem procurado expor as virtudes de seu centro, um dos xodós da administração de Juvenal Juvêncio [o presidente tricolor ganhará em breve uma estátua no local]. Na propaganda, o clube contou até com o apoio de estrelas internacionais como Daniel Alves.
"É uma estrutura que não fica atrás de ninguém na Europa. A qualidade que tem aqui, com um amplo campo de trabalho para várias categorias, poucos clubes no mundo têm. Isso tem a acrescentar na história do São Paulo. Um time grande tem de ter um local adequado para fazer um grande trabalho", afirmou o jogador do Barcelona em material no site oficial do São Paulo.
A estrutura das categorias de base são-paulinas conta com um terreno de 220 mil m² na cidade de Cotia, a 30 km da capital, com sete campos, mais dois society, hospedagem para 140 pessoas e 184 funcionários.
Na última quarta-feira os jornalistas que acompanham a preparação da seleção foram convidados para conhecer os detalhes da estrutura, percorrendo o CT através de vans, conhecendo departamentos, espaços clínico e esportivo.
"O importante é receber a seleção brasileira, o que mais importa institucionalmente. Algo que se vivencia um pouco mais em um eventual elemento de divulgação", disse Marcos Tadeu, diretor das categorias de base do São Paulo e um dos resposáveis pelo centro de Cotia, ao UOL Esporte. 
Até mesmo o meia Oscar, que recentemente viveu embate judicial com o clube paulista, ajudou da propaganda com um elogio. "O CT de Cotia evoluiu muito. O São Paulo está de parabéns", afirmou.
Apesar de campanha e elogios o CT de Cotia ficou de fora da primeira relação de estruturas de treinamento selecionadas pelo Comitê Organizador Local da Copa, que reunirá sugestões de hospedagem para delegações estrangeiras.
A expectativa é que o centro fique fora do Mundial, pelo fato de o São Paulo relutar em assinar o termo que concede à Fifa gerência sobre as instalações oficiais de Copa.
A seleção brasileira ocupa a estrutura do São Paulo em Cotia até a sexta-feira, quando enfrenta a África do Sul no Morumbi. Na madrugada de sábado a delegação parte para Recife, cidade que abriga o amistoso com a China na noite de segunda.

Últimas do seu time