Gabigol comemora um de seus gols pelo rubro-negro. Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Gabigol comemora um de seus gols pelo rubro-negro. Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Gabigol é o artilheiro do Flamengo em 2019. Já são sete bolas na rede em dez jogos, sintonia com a torcida e a indicação de que quando as coisas vão bem passam por ele. O problema é que o inverso também acontece com frequência. A vitória por 2 a 0 sobre o Madureira, ontem, no Maracanã, foi um retrato do Rubro-negro atual e teve na atuação do camisa 9 o simbolismo perfeito.

Se fez os dois tentos do triunfo, Gabigol também abusou de perder chances claras. O desperdício de oportunidades do time já tinha acontecido contra a LDU-EQU e se repetiu diante do Madureira. O Flamengo melhorou consideravelmente na criação nas últimas partidas, porém, fez claramente menos gols do que poderia.

Gabigol irrita torcida, mas é quem dá alegrias

Acompanhar os jogos do Flamengo é lidar com a emoção aflorada do torcedor. Nos 2 a 0 sobre o Madureira, a torcida se irritou diversas vezes com Gabigol no primeiro tempo: chances perdidas, jogadas forçadas quando poderia acionar outros companheiros e erros infantis. Os mesmos que diziam não valer a pena pagar "R$ 1 milhão" para perder tanto gol comemoraram de forma eufórica o primeiro tento em impedimento.

Naquele momento, o camisa 9 já estava mais uma vez nos braços da torcida. Tem sido assim na maioria dos jogos. A conexão com a arquibancada também faz a diferença para que o atacante seja absolvido rapidamente. Depois do segundo gol, então, tudo foi festa. As chances perdidas nem sequer pareciam estar na memória dos rubro-negros.

 

Por que Gabigol é o retrato do Flamengo?

Porque o desempenho do atacante tem sido o espelho da equipe nas últimas partidas. Não é só Gabigol que balança as redes. Outros também marcam. Da mesma forma que o camisa 9 não é o único a desperdiçar chances. Se tornou uma tônica incômoda do Flamengo. Criar e não marcar.

Contra o Madureira, o time teve pelo menos 13 chances de gol e aproveitou duas, sendo uma delas em impedimento. É pouco e preocupa em todos os aspectos. Nos jogos mais importantes da temporada, o Flamengo dificilmente terá tantas oportunidades e precisará ser ainda mais letal se quiser conquistar títulos. Ainda há muito a evoluir.

O time até parece ter entrado em um bom caminho, mas a sequência de chances desperdiçadas não cabe em todos os jogos. Mostra um Flamengo que até chega pela qualidade dos seus jogadores de meio e ataque, mas não executa. E, sem executar, passará dificuldades quando os grandes duelos chegarem.

Clube aproveita imagem do artilheiro nas redes

Tendo ou não boas atuações, Gabigol tem aparecido com frequência nas redes sociais do Flamengo. O clube aproveita a imagem do camisa 9 para aumentar a conexão com a torcida. Em alta, o atacante tem superado os gols perdidos. Não é possível, no entanto, ignorar uma realidade. Os desempenhos dele e do time nas finalizações ainda estão distantes do que o torcedor rubro-negro espera.

 

Últimas do seu time