Neto de Emerson recoloca o nome da família na categoria norte-americana. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

Neto de Emerson recoloca o nome da família na categoria norte-americana. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

O piloto brasileiro Pietro Fittipaldi assinou contrato com a equipe Dale Coyne para disputar sete das 17 corridas da Fórmula Indy na temporada que começa no dia 11 de março, em São Petersburgo, na Flórida.

Dentre as provas que Pietro vai fazer com o carro #19 da Dale Coyne, que ele dividirá com o canadense Zachary Claman, está a edição das 500 Milhas de Indianápolis, prova que foi vencida por seu avô Emerson Fittipaldi em duas ocasiões, 1989 e 1993.

“É um sonho sendo realizado, ainda mais podendo disputar as 500 Milhas de Indianápolis, onde os Fittipaldi já têm um histórico de grandes conquistas. Quero agradecer a todos da Dale Coyne e também da escuderia Telmex pela oportunidade em um ano muito importante para minha carreira. Não escondo de ninguém que meu outro grande objetivo é chegar na F-1 e com certeza esta temporada na Indy será um passo muito importante em meu desenvolvimento”, avaliou Pietro, de 21 anos, que em dezembro passado esteve na redação do Portal Terceiro Tempo ao lado de seu irmão Enzo, participando da gravação do Bella Macchina, canal de automobilsimo do site de Milton Neves. Clique aqui e veja a entrevista completa.

Campeão da World Series em 2017, Pietro Fittipaldi participou de testes com com o Dallara-Honda da Dale Coyne pela primeira vez no mês passado, no misto de Sebring, e teve um desempenho que animou o time norte-americano.

Na última segunda-feira (5), Pietro voltou à pista, desta vez em Sonoma, na Califórnia e seu próximo ensaio será no oval de Phoenix, onde participa da pré-temporada da categoria, nos dias 8, 9 e 10 de fevereiro.

Aliás, Phoenix será o local em que Pietro disputará seu primeiro GP na Indy, em 7 de abril. Depois ele terá duas provas em Indianápolis: no dia 12 de maio (no circuito misto) e no oval, nas 500 Milhas no dia 29 de maio.

As outras corridas em que Pietro Fittipaldi estará em ação com o carro #19 da Dale Coyne serão no Texas (oval, dia 9/6), Mid Ohio (29/7), Portland (dia 2/9) e a prova de encerramento da temporada, em 16 de setembro, em Sonoma.

Pietro Fittipaldi na última segunda-feira (5) durante teste com o carro da Dale Coyne em Sonoma, na Califórnia. Foto: Blank/Indycar

Além de Pietro Fittipaldi, Tony Kanaan e Matheus Leist, ambos da Foyt, são outros dois brasileiros que estarão no grid da Indy em 2018, estes de forma integral, nas 17 corridas. Além deles, Helio Castroneves fará duas corridas na temporada, as duae em Indianápolis, no misto e nas 500 Milhas, nesta, em busca de sua quarta vitória, para igualar-se às marcas de A.J. Foyt, Al Unser e Rick Mears. Castroneves venceu as 500 Milhas de Indianápolis em 2001, 2002 e 2009, todas pela Penske. 

Assim, a 100ª edição das 500 Milhas de Indianápolis voltará a ter quatro brasileiros no grid, claro, desde que consigam classificação, o que não acontece desde 2012, quando Helio Castroneves, Tony Kanaan, Rubens Barrichello e Bia Figueiredo participaram.

Vale lembrar que Pietro será o terceiro integrante da família Fittipaldi na Fórmula Indy. Além de seu avô Emerson Fittipaldi, Christian Fittipaldi, seu tio, competiu na categoria entre 1995 e 2002. Christian, aliás, foi segundo colocado nas 500 Milhas de Indianápolis em seu ano de estreia, pela equipe Walker.


O jornalista Rodrigo França, Pietro Fittipaldi, Gugu da Cruz (pai dos pilotos Pietro e Enzo), Rafael Magnoni Neves, Enzo Fittipaldi e Marcos Júnior Micheletti em dezembro de 2017, logo após a gravação do Bella Macchina. Foto: Kennedy Andrés/Portal TT

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL BELLA MACCHINA DO YOUTUBE

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

COLUNAS: CLIQUE AQUI E ACESSE OS TEXTOS DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI NO PORTAL TERCEIRO TEMPO

Últimas do seu time