Equipe comemora um de seus gols no Brasileiro. Foto: Alexandre Schneider/Getty Images

Equipe comemora um de seus gols no Brasileiro. Foto: Alexandre Schneider/Getty Images

Em 2016, a forte pressão em cima do Palmeiras pelo título do Brasileirão tirava o sono de todo o elenco, diretoria e comissão técnica. Passado dois anos e com alguns atletas mantidos desde então, a equipe tem mostrado muito mais tranquilidade para lidar com a cobrança e caminha para a conquista do deca sem enfrentar problemas em ser "o perseguido".

O fato de diversos jogadores do elenco já terem sido campeões do país ajuda bastante. Tudo isso somado com a larga experiência de Luiz Felipe Scolari, que ainda não foi derrotado no Nacional. Nem mesmo as eliminações na Copa do Brasil e na Libertadores balançaram o ambiente da Academia de Futebol.

No elenco, Fernando Prass, Jailson, Edu Dracena, Diogo Barbosa, Marcos Rocha, Mayke, Bruno Henrique, Jean, Moisés, Felipe Melo, Thiago Santos, Dudu e Willian já foram campeões nacionais, levantando a taça do Brasileirão ou da Copa do Brasil. Além deles, Weverton foi o goleiro da conquista do ouro olímpico e Guerra e Borja conquistaram a Libertadores.

"Naquele ano, a gente sofreu bastante essa pressão e agora a gente já aprendeu a lidar com isso. Precisamos manter o foco até o final, até ter certeza que o título é nosso", afirmou Moisés após o empate por 1 a 1 com o Atlético-MG.

Além de ter um elenco rodado e com diversas disputas de título, o fato de o Palmeiras estar "se acostumando a disputar tudo", como gostam de dizer seus diretores, ajuda o clube a não cair nas armadilhas da ansiedade. Em 2016, o Alviverde não levantava o Nacional fazia 22 anos.

"Nosso grupo não menosprezou o campeonato e não comemorou em nenhum momento, nunca disse que a gente já tinha ganhado. Quarta-feira temos outro jogo muito difícil e tomara que a gente consiga vencer", afirmou Edu Dracena.

O veto ao clima de já ganhou, inclusive, já fez Felipão deixar o Independência projetando o encontro com o Fluminense, última equipe que conseguiu vencer o Palmeiras no Brasileirão.

"(O Fluminense) É o último que nos derrotou, como você disse. Então já sabemos que precisamos estar vacinados e ter cuidado especial neste momento. Foi muito bom tu ter colocado isso. Vou colocar esse dado já no avião para os jogadores", finalizou.

Últimas do seu time