"Existem jogadores que poderiam estar convocados, mas um pequeno detalhe determina a convocação"

"Existem jogadores que poderiam estar convocados, mas um pequeno detalhe determina a convocação"

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

O técnico Tite convocou a seleção brasileira pela primeira vez e deixou clara a necessidade de obter resultados nos jogos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018 contra Equador e Colômbia - dias 1 e 6 de setembro, respectivamente. Até por isso, o comandante privilegiou uma importante base e chamou sete campeões olímpicos na Rio-2016.

Mas a porta de entrada na seleção brasileira está aberta e sete jogadores podem ser considerados "reservas". Eles não foram chamados desta vez e estão no radar do treinador. Com mais tempo para trabalhar e sem a cobrança por resultados emergenciais, Tite pode dar oportunidade a nomes como: Douglas Costa, Thiago Silva, Fernandinho, Pedro Geromel, Elias, Luan e Willian Arão.

Alguns não foram chamados na primeira lista por detalhes, principalmente questões que envolvem contusões e período de recuperação mais longo. Tite quer que os selecionáveis estejam no melhor da forma física e técnica.

Não será surpresa, porém, se quem aguarda do lado de fora passar a integrar aos poucos a nova seleção brasileira. Pedro Geromel, do Grêmio, e Willian Arão, do Flamengo, são jogadores vistos com potencial e observados. Tite vai atrás do resultado com a filosofia de trabalho implantada e espera ter tranquilidade para promover possíveis mudanças.

"Existem jogadores que poderiam estar convocados, mas um pequeno detalhe determina a convocação. É assim com relação ao Geromel, Fernandinho, do Manchester City, o Elias está em uma retomada, o Luan em uma sequência de trabalho. O Willian Arão está crescendo no Flamengo. Não estou dando bala para ninguém. Mas é um acompanhamento de trabalho com vídeos e jogos. Conversamos com os técnicos. Tem toda essa conotação", afirmou.

"Todos os atletas machucados se excluíram desta vez. Os que estão em processo de recuperação e que não poderiam jogar esses jogos também. Precisava de jogadores para os dois compromissos. O Douglas Costa, por exemplo, está inserido aí. Boto outros neste contexto", encerrou.

Veja a lista completa de Tite:

Goleiros:

Alisson (Roma-ITA)
Marcelo Grohe (Grêmio)
Weverton (Atlético-PR)

Zagueiros:

Miranda (Internazionale-ITA)
Gil (Shandong Luneng-CHN)
Marquinhos (PSG-FRA)
Rodrigo Caio (São Paulo)

Laterais:

Fagner (Corinthians)
Daniel Alves (Juventus-ITA)
Marcelo (Real Madrid-ESP)
Filipe Luis (Atlético de Madri-ESP)

Meio-campistas:

Casemiro (Real Madrid-ESP)
Rafael Carioca (Atlético-MG)
Paulinho (Guangzhou Evergrande-CHN)
Renato Augusto (Beijing Guoan-CHN)
Giuliano (Zenit-RUS)
Willian (Chelsea-ING)
Philippe Coutinho (Liverpool-ING)
Lucas Lima (Santos)

Atacantes:

Neymar (Barcelona-ESP)
Gabigol (Santos)
Gabriel Jesus (Palmeiras)
Taison (Shakhtar Donetsk-UCR)

Foto: UOL

Últimas do seu time