Em 1984, piloto derrotou Lauda, Prost e Rosberg em Nurubrging

Em 1984, piloto derrotou Lauda, Prost e Rosberg em Nurubrging

Antes do histórico GP de Mônaco de 1984, quando Ayrton Senna terminou a prova em segundo lugar, sob intensa chuva, a habilidade do brasileiro, então com 24 anos, pôde ser conhecida em uma disputa promovida pela Mercedes-Benz no circuito alemão de Nurburgring.

Em 12 de maio de 1984, a montadora alemã reuniu 20 pilotos, muitos deles campeões mundiais de Fórmula 1, para uma prova onde cada um dispunha do modelo 190E 2.3 de 16 válvulas e 4 cilindros preparado pela inglesa Cosworth.

Assim, como aconteceria menos de um mês depois nas ruas de Monte Carlo, o asfalto molhado foi o ingrediente que apimentou a disputa, incluindo um começo conturbado entre Senna e Prost, que viria a ser seu maior rival na F1. O francês caiu para o fundo do pelotão e terminou a prova em 15º.

Com uma tocada agressiva, Senna venceu a corrida com pouco mais de um segundo de vantagem para o austríaco Niki Lauda, que acabou sagrando-se campeão naquele ano na F1, pela McLaren. O pódio da corrida disputada com os Mercedes foi completado pelo argentino Carlos Reutemann, que já estava aposentado.

Veteranos como Denis Hulme, John Surtees, Phil Hill e Stirling Moss também marcaram presença na corrida festiva, ao lado de pilotos que estavam na ativa, como Keke Rosberg e Elio de Angelis e outros que já haviam deixado a F1, como Jacques Laffite, James Hunt, John Watson e Jody Scheckter.

Abaixo, alguns momentos da prova disputada em Nurburgring em 12 de maio de 1984.

CLIQUE NO LOGO ABAIXO PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

Últimas do seu time