"Funcionários do Aston Villa me indicam para os jogadores"

"Funcionários do Aston Villa me indicam para os jogadores"

Técnico, auxiliar, empresário de novos atletas, dirigente: nada disso. Um inglês fugiu das carreiras mais comuns entre os ex-jogadores de futebol e optou por trabalhos totalmente novos em sua vida. De hipnotizador a instrutor de autoescola, Pat Heard gosta é de ser desafiado. Arriscar é sua especialidade.

Atualmente com 55 anos, Heard foi um meio-campista voluntarioso que atuou por times como Everton, Newcastle, Middlesbrogh e Aston Villa. Seu título mais importante foi em 1982, na Copa Europeia, torneio que deu lugar à Liga dos Campeões. Ele foi reserva do Aston Villa na final contra o Bayern de Munique, mas ganhou medalha e respeito por parte do clube que até hoje faz parte de sua vida.

O Aston Villa o ajuda indicando clientes para sua autoescola. Depois de ser gerente de pub e corretor imobiliário de casas localizadas fora da Inglaterra, Pat Heard se especializou em ensinar jovens a dirigir. As relações cultivadas durante a carreira nos gramados lhe garantem muitos jogadores como clientes.

"Funcionários do Aston Villa me indicam para os jogadores. Mas eles têm o mesmo tratamento que os demais clientes. A diferença é que, ao longo das aulas, às vezes aproveito para dar algumas dicas sobre a carreira que não recebi quando jogava, desde como comprar a uma casa a como investir", explica Heard.

Mas a profissão mais inusitada do ex-meio-campista ainda é a de hipnotizador. Ele não fala muito sobre essa carreira, mas sua especialidade é fazer shows, apostando mais no entretenimento. Quando atua como hipnotizador, seu nome profissional é Patrick Stewart.

Seu primeiro curso na área foi pago por um programa que auxilia ex-jogadores, mas ele diz que nunca havia projetado atuar na hipnose. E nem em nenhuma de suas profissões depois de pendurar as chuteiras. "Nunca tenho nada planejado. Nunca tive. Não sei qual será o próximo passo. Só espero viver mais alguns anos com saúde."

O futebol não saiu totalmente de sua vida. Ele ainda atua como comentarista de rádio em jogos do Campeonato Inglês em uma emissora de Birmingham. Mas em termos de profissão, qualquer previsão sobre o futuro de Pat Heard é um mero palpite.

Foto: UOL

Últimas do seu time