Refletindo sobre o time de Tite

Refletindo sobre o time de Tite

Como tem sido nos últimos tempos, SCCP e Santos fizeram o clássico mais equilibrado e emocionante até agora no chatíssimo Paulistinha (no momento que escrevo, Fred acaba de sair falando que tem que acabar o Carioca... veja que os estaduais estão bem cotados). Não vi tantos jogos assim do time de Tite no ano, confesso, mas acho importante ressaltar alguns pontos gritantes que estranhamente ninguém na imprensa fala sobre esse time.

1- Tite é o melhor técnico brasileiro na atualidade. Mito. É um time guerreiro, brigador, bem armado. Tem sérias deficiências que o “técnico” do Santos, com seu um mês e pouco de experiência, explorou com tranquilidade e quase ganhou o clássico - o que comprova que todos os técnicos brasileiros estão muito mal. Afinal, até muito, muito pouco, o treinador era o chamado "empaTite".

2- O SCCP é disparado o melhor time do Brasil no momento. Mito. No primeiro tempo, os comandados de Tite chegaram com perigo uma vez (que rendeu dois milagres de Vladimir) e fizeram um gol, além de um ou outro chute despretensioso. No segundo, contra um time mais aberto e veloz, sofreu para marcar pelas laterais, não produziu e poderia ter sido derrotado. Sheik e Guerrero, apesar de experientes, quando bem marcados, perdem as estribeiras mais do que desestabilizam os oponentes. Preocupam-se em jogar pra torcida, fazer gestos e provocar. O futebol acaba ficando em segundo plano.

3- Tite fez o time jogar por música. Falso. Verdade seja dita, Tite faz o SCCP jogar como time pequeno. Difícil de ser batido, verdade; tem jogadores de muita qualidade, verdade; mas é um time que reza para não tomar gol e “acha” os seus. Salvo contra adversários mais fracos, claro, que em Paulistinhas e 1ª fase de Libertadores estão aí aos montes. Você pode defendê-lo falando dos resultados. Lembre-se que o SPFC tri nacional era treinado por um Muricy retranqueiro e amante de um chuveirinho. Já são mais de 10 anos defendendo esse tal de “futebol de resultado” que não acrescenta nada e ajudou a estagnar nosso futebol.

4- O SCCP pode ser campeão da Libertadores. Fato! Só perde para ele mesmo, para os próprios nervos e as próprias pernas.

Não estou dizendo que o time de Tite é uma porcaria. Não é. Questiono a imprensa que se deleita assistindo esse time e idolatra o treinador. Bastou um time um pouco mais forte e ligeiramente mais arrumado para bater de frente e não fazer feio.

Enfim, foi um clássico bom de se assistir. Só penso que falta uma dose a mais de realidade ao analisar o time do SCCP.

 

Foto: UOL

 

Rafael Gonçalves é jornalista, locutor, escritor de fundo de gaveta, chef do videoblog Carecas na Cozinha, cantor de chuveiro e ex-goleiro. Mestre em Comunicação e Inovação, amante de futebol das bolas redonda e oval, baseball e quatro rodas. Roqueiro apaixonado por Michael Jackson e Frank Sinatra. Sigam no www.twitter.com/faelgo.

 

Últimas do seu time