Segundo a pesquisa Datafolha, a tendência é o clube perder torcedores com o passar dos anos

Segundo a pesquisa Datafolha, a tendência é o clube perder torcedores com o passar dos anos

Hoje o Santos comemora 106 anos, consolidado como um dos grandes clubes brasileiros. Foi o time que revelou Pelé, o melhor jogador de todos os tempos; e Neymar, o melhor brasileiro da atualidade e um dos maiores do mundo.
 
Mas, em meio a essa comemoração, uma notícia nada animadora para os fãs do Peixe. O economista Fernando Ferreira, da Pluri Consultoria, ao analisar uma pesquisa Datafolha publicada ontem, retratando o cenários dos torcedores de futebol em nosso país, chegou à seguinte conclusão:
 
"Se nada ocorrer de diferente na captação de novos torcedores, Botafogo, Fluminense, Santos e Bahia perderão cerca de 30% de sua torcida dentro dos próximos 20 anos”.
 
É duro admitir isso, mas, em se tratando de números, esse Fernando Ferreira é um craque. Eu não duvido disso.
 
FUTEBOL x POLÍTICA
 
Outras conclusões de Fernando Ferreira sobre o Datafolha:
 
- A torcida com mais indivíduos que preferem o PT como partido político é a do Bahia (50%), enquanto as menos Petistas são as do Santos (8%), Botafogo (12%), Fluminense e Grêmio (13% cada);
- A torcida com mais simpatizantes do PSDB são as de Santos (8%), São Paulo (7%), Flamengo e Inter (5% cada), enquanto que as de Vasco e Grêmio (1% cada), Cruzeiro, Atlético-MG e Bahia (2% cada) são as menos simpatizantes;
- O PMDB tem mais admiradores nas torcidas de Vasco (10%) e Atlético-MG (7%), e menos nas de Flamengo, São Paulo e Bahia (3% cada).
 
 
LEIA TAMBÉM NO BLOG DO MARCONDES
 
As capas das revistas semanais
 
As manchetes dos jornais deste sábado
 
CONTROLE REMOTO >  O que você pode ver hoje na TV
 
Pessimismo em relação ao julgamento do caso Guerrero. Atleta pode pegar 2 anos de gancho
 
Destes 20 times que vão disputar o Brasileirão-18, somente 5 nunca caíram para a Série B

Últimas do seu time