William Pottker comemora gol do Inter, mas se vê longe de disputar artilharia

William Pottker comemora gol do Inter, mas se vê longe de disputar artilharia

Marinho Saldanha
Do UOL, em Porto Alegre

William Pottker chegou ao Inter sob rótulo de artilheiro. Justificado por ter sido goleador do Brasileiro de 2016 e do Paulista de 2017, o atacante era sinônimo de gols. Mas em Porto Alegre mudou perfil. Em vez do topo da lista dos marcadores, se destaca pela participação defensiva e pelos movimentos táticos.

Pottker, primeiro, deixou de ser atacante propriamente dito. Desde sua chegada ao Inter, atuou aberto no 4-2-3-1 ou 4-1-4-1, poucas vezes como centroavante. O Colorado jamais adotou qualquer formação com dois ou mesmo três atacantes com frequência.

Ainda que tenha "atacante" como sua posição original, Pottker ganhou atribuições defensivas como extrema. A necessidade de acompanhar o lateral adversário e o consequente desgaste físico. Ou a pressão a ser exercida no adversário com a bola.

Ainda mais agora. Com Zeca na linha de trás, é necessário auxiliar repetidamente e evitar que o ex-santista fique exposto. Com Fabiano, no ano passado, era possível se preocupar menos com isso.

E a mudança de formação pela qual passa o Inter também dá a Pottker atribuições sem a bola com maior ênfase. Com dois ao invés de três marcadores no meio, a única cobertura disponível no lado direito de defesa é Edenílson. Então, cabe a ele estar sempre atento para não dar ao rival o direito de ter superioridade numérica por ali.

"É muito importante que se entenda minha função no Inter. Eu ajudo muito na parte tática e para mim isso é muito importante na equipe. Fico feliz em ajudar com gols, mas também na parte tática. Não quero tirar minha responsabilidade de marcar, vivi iso minha carreira toda, quando tiver a oportunidade vou procurar concluir, mas é fundamental jogar para a equipe", disse o jogador.

As orientações repassadas a ele fazem parte do processo de construção da ideia coletiva do time. Foi um processo parecido com o que passou Nico López, que terminou a temporada passada contribuindo muito na fase defensiva da equipe.

Até mesmo D´Alessandro ganhou atribuições sem a bola, e nos bastidores o controle da partida pela boa condição defensiva foi um dos pilares da construção da campanha de 2018.

"Aqui ninguém joga para si, mas para o clube. Como o professor Odair nos pede. Eu tenho uma função. A torcida me cobra pela artilharia, mas hoje em dia é muito difícil isso porque eu entrego muito em outras funções. É agradecer a Deus por participar do coletivo e, querendo ou não, eu estou sempre cumprindo minha função tática e brigando pela artilharia também. Faço alguns gols e fico muito feliz em representar bem o Inter", completou.

Com 25 anos, Pottker disputou quatro jogos na temporada até agora e marcou um gol. Ainda participou diretamente de outro, quando chutou na trave e no rebote a bola acertou um defensor e entrou, sendo anotado gol contra.

Foto: Ricardo Duarte/Inter

Últimas do seu time