Padrão é uma maneira coordenada e coletiva de responder aos problemas do jogo em suas quatro fases

Padrão é uma maneira coordenada e coletiva de responder aos problemas do jogo em suas quatro fases

Tem algo no futebol que nunca vai mudar: ganha quem fizer mais gols. Não vai ganhar quem é melhor, quem joga mais bonito, quem tem mais dinheiro, quem acerta mais a trave...essa maneira "simples" do jogo, que torna o futebol o esporte mais praticado do mundo justamente pelo seu fácil entendimento de regras, não pode, porém, limitar as análises. Investigar e observar as maneiras com que os placares são construídos é o que me instiga.

Trazendo essa abordagem para o futebol paulista pontuo que o Palmeiras é o clube que mais investiu, o Santos é o que tem o técnico há mais tempo no cargo, o São Paulo tem um ídolo de costas largas como comandante, mas é o Corinthians, do ainda tímido Fábio Carille, que apresenta o padrão mais consistente de jogo dentre todos os grandes clubes.

Padrão é uma maneira coordenada e coletiva de responder aos problemas do jogo em suas quatro fases (ataque, defesa, transição defensiva e transição ofensiva). Cada jogador tem que saber o que fazer e onde estar nos diferentes momentos de uma partida. E se eles souberem o porque de estarem tomando cada decisão, bingo! Temos aí o que se chama popularmente de compra da ideia do treinador.

Analisando o porque de o Corinthians não perder há quinze jogos esse é o aspecto que mais chama a minha atenção. O elenco e comissão técnica conhecem suas virtudes e as potencializam - compactação, marcação zonal e coordenada, ataque rápido e vertical com aproximação e triangulação. E conhecem também suas fraquezas e tentam minimiza-las - poucos jogadores velozes, poucos jogadores decisivos e elenco curto o que dificulta a mudança de comportamento .de panorama com alterações durante o jogo.

O trabalho de Fábio Carille deve ser exaltado. Não apenas porque foi campeão paulista. Mas porque soube entender o momento do clube, as características do elenco que tinha a disposição e conseguiu treinar e executar os comportamentos de jogo mais apropriados para as circunstâncias apresentadas.

Últimas do seu time