Lucas Silva não tem permanência confirmada no Cruzeiro. Foto: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro

Lucas Silva não tem permanência confirmada no Cruzeiro. Foto: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro

O título da Copa do Brasil deu tranquilidade ao Cruzeiro, mas o clima não chega a ser de férias na Toca da Raposa II. Uma parte do elenco, é bom lembrar, ainda tem o que disputar na reta final da temporada.

Há um grupo de atletas que ainda não se garantiu no elenco de Mano Menezes para 2018. Lennon, Bryan, Lucas Silva, Alexis Messidoro e Rafael Marques terão este período para mostrar que podem ficar no clube para a disputa da Copa Libertadores.

A oito jogos - e 35 dias - do fim da temporada, o quinteto precisa apresentar futebol à comissão técnica. Lucas Silva é o nome mais badalado do grupo de atletas que ainda não tem manutenção garantida. Embora tenha contrato até junho de 2018, o jogador pode deixar a Toca da Raposa II a qualquer momento.

Há uma cláusula no empréstimo do meio-campista que permite uma negociação antes do encerramento do compromisso. Caso receba uma proposta atraente, o Real Madrid pode negociá-lo em definitivo.

Sem jogar desde o empate com o Corinthians, o jogador pode ter novas chances com a lesão de Hudson, mas precisará mostrar a Mano Menezes que tem condições de permanecer no clube em 2018.

Contratado a pedido da comissão técnica, Rafael Marques não reencontrou o bom futebol na Toca da Raposa II. Uma cirurgia na hérnia inguinal à esquerda o atrapalhou a receber uma sequência na equipe, mas ele ainda não convenceu quando teve oportunidades. Presente em 16 partidas, fez apenas um gol.

O contrato do atacante com o clube de Belo Horizonte se encerra em dezembro de 2018. Embora não tenha recebido ofertas, ele ainda precisa provar o seu valor para seguir na capital mineira.

Contrapeso na ida de Ramón Ábila para o Boca Juniors, da Argentina, Alexis Messidoro não tem recebido oportunidades na Toca da Raposa II. Regularizado há mais de dois meses, o argentino esteve em campo por apenas 64 minutos. Ele deve ter novas chances até o fim do ano, mas precisa provar que pode se dar bem na capital mineira. Ele está emprestado aos mineiros até dezembro de 2018.

Contratado por pouco mais de R$ 600 mil junto ao América-MG, Bryan tem vínculo até junho de 2019. A sua permanência, porém, é uma incógnita. Sob a batuta de Mano Menezes, ele teve poucas oportunidades, sobretudo pelas utilizações constantes de Diogo Barbosa. O técnico ainda pediu um novo reforço para o setor. A sua situação, portanto, está indefinida.

Lennon chegou ao Cruzeiro para o ser o terceiro lateral direito do elenco, atrás de Ezequiel e Mayke. Contudo, o segundo trocou a Raposa pelo Palmeiras e fez com que o atleta virasse a opção imediata ao titular do setor. Com compromisso até abril de 2019, o lateral direito não agradou e deve deixar a Toca da Raposa II ao fim da temporada.

Últimas do seu time