No dia 23 de dezembro de 1999, o Fluminense foi campeão da Série C

No dia 23 de dezembro de 1999, o Fluminense foi campeão da Série C

Hoje (23 de dezembro) o título da Terceira Divisão, conquistado pelo Fluminense, completa 15 anos. Mas esta data também ficou marcada pelo início do Tapetão que foi apaziguado em 2001.

A queda do Fluminense começou em 1996, quando o clube foi rebaixado para a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro, mas pela manipulação de resultados envolvendo Atlético-PR e Corinthians, naquele ano não houve rebaixamento.

No ano seguinte não teve jeito, com uma péssima campanha, o Fluminense caiu para a Série B do Brasileirão. Em 1998 a crise estava instalada no clube e os jogadores amargaram um novo descenso, agora a inédita Série C do Campeonato Brasileiro.

No dia 23 de dezembro de 1999, o Fluminense foi campeão da Série C, com mérito e honra. Até aquele momento estava tudo bem.

No ano 2000 foi criada a Copa João Havelange, um campeonato onde 116 clubes das três primeiras divisões nacionais participaram. O torneio foi comandado pelo Clube dos 13. Vasco da Gama e São Caetano chegaram à final e o clube carioca ficou com o título.

Em 2001 a CBF organizou o Campeonato Brasileiro da seguinte forma: Os clubes da séria A de 1999 continuaram e Bahia, segundo colocado da série B daquele ano foi promovido para a elite do futebol nacional. Ao seu lado subiu o Fluminense, campeão da Série C do Brasileirão.

No entanto, o Botafogo de Ribeirão Preto (único time rebaixado no ano 2000), Paraná Clube (17° do Brasileiro de 1998) e São Caetano (campeão da série B de 1999) ameaçaram entrar na justiça contra a CBF, pois não aceitavam disputar a Série B, enquanto o Fluminense (oriundo da Terceira Divisão) ficava na elite.

A Confederação Brasileira de Futebol, para evitar processo e complicação junto à FIFA, acatou o pedido e todos ficaram na Séria A do Brasileirão. Tudo acabou em pizza.

Imagem: Lucas Micheletti

Clique no logo abaixo e conheça o site da ESFIHA JUVENTUS, a mais tradicional Casa Árabe de São Paulo

 

Últimas do seu time