Barcos decretou o 1 a 0 aos 46 da segunda etapa

Barcos decretou o 1 a 0 aos 46 da segunda etapa

O Grêmio marcou, de novo, no fim do jogo. Nesta quarta-feira, na primeira rodada do returno do Brasileirão, com gol de Barcos, o time gaúcho fez 1 a 0 no Atlético-PR e mesmo sem jogar bem, venceu e entrou no G-4 graças ao tropeço do Fluminense contra o Figueirense.

O time gaúcho chegou aos 34 pontos depois de sofrer muito. O Grêmio já ouvia vaias, via a equipe ir mal, mas conseguiu superar o adversário e subiu para a quarta colocação, passando Fluminense e Corinthians. Porém, pode pode perder vaga para o time paulista, que enfrenta o Atlético-MG nesta quinta-feira.

Foi a quarta vitória seguida do Grêmio. A exemplo do duelo com Flamengo, com gol marcado no fim. Já o Atlético-PR chegou ao sexto jogo sem vitória e segue com 25 pontos.

Na próxima rodada, o Grêmio terá pela frente o Atlético-MG, domingo, às 18h30, em Belo Horizonte. No mesmo dia e horário, o Atlético-PR pegará o Vitória, na Arena da Baixada.

Fases do jogo:
O Grêmio dominou as ações no começo do jogo, mas não tinha assustado o goleiro Weverton até os 20 minutos. Mas quando chegou, logo esteve muito perto de marcar. Primeiro com o volante Ramiro que entrou na área pelo lado direito e bateu forte, mas o camisa 1 atleticano rebateu. No minuto seguinte foi a vez de Barcos dominar, tirar William Rocha da jogada e rolar na busca do gol. Mas a bola passou ao lado do gol.

A única chegada do Atlético-PR aconteceu aos 43 do primeiro tempo. Após cobrança de escanteio, William Rocha cabeceou e Marcelo Grohe fez grande defesa. Foi o último lance relevante da etapa inicial, que acabou com placar em 0 a 0.

No segundo tempo o Grêmio ficou nervoso. A falta de gols ou mesmo oportunidades gerou a impaciência da torcida, que passou a cobrar a cada lance errado. Aproveitando-se disso, o Atlético-PR cresceu e passou a abusar de jogadas individuais contando com a boa capacidade de Marcelo.

Nos minutos finais, já sem organização alguma, o Grêmio tentou o gol de toda forma. Zé Roberto, duas vezes, aos 43 minutos, chutou e tentou o cruzamento. Sem sucesso em ambas as investidas. Mas aos 46, Barcos marcou. Depois de cruzamento ele girou e deu a vitória ao time gaúcho.

Chave do jogo: Insistência: O Grêmio insistiu muito. Já era vaiado pela torcida, não conseguia jogar bem. Mas sem desistir nunca conseguiu a vitória no fim da partida.

Toque dos técnicos: Felipão não abriu mão da formação considerada ideal no Grêmio. Montou o time no 4-3-3 com três volantes no meio. A principal novidade foi Luan na vaga de Giuliano. A alteração se deu pelo poder de conclusão do jogador que entrou. Novamente, a trinca de marcadores no meio-campo deu liberdade aos laterais e Zé Roberto e Matías Rodríguez tiveram presença frequente na linha de frente.

Já o Atlético-PR foi montado por Claudinei Oliveira com duas linhas de quatro jogadores e dois atacantes lado a lado. Marcelo e Dellatorre alternaram posições tentando confundir a defesa gremista e o organizador foi o camisa 10 Marcos Guilherme, que atuou aberto pela esquerda.

Ainda no primeiro tempo, o técnico do Grêmio mudou a ideia do meio-campo sacando Walace e colocando Giuliano. Sem ser acuado pelo time rival, o time gaúcho percebeu que não precisaria de tantos marcadores.

O melhor: Barcos- Não estava bem no jogo, mas fez o que o centroavante deve fazer: o gol decisivo. Aos 46, deu a vitória a equipe de Porto Alegre.

O pior: Walace - Errou muitos lances no primeiro tempo e acabou substituído por Felipão ainda antes do intervalo.
 

Para Lembrar:

Organizada suspensa, mas bem comportada. A torcida organizada Geral do Grêmio foi suspensa por tempo indeterminado após desrespeitar o pedido do clube e usar o termo 'macaco' em músicas no duelo contra o Bahia. Nesta quarta, não tiveram nenhuma identificação com o nome da torcida e se comportaram de forma exemplar.

Frio afasta público. Com frio e muita chuva, os 30 mil torcedores esperados pelo bom momento do Grêmio e os 30 dias de Felipão no comando não compareceram.Sobraram espaços na Arena do Grêmio.

GRÊMIO 1 X 0 ATLÉTICO-PR

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Auxiliares: Luiz Claudio Regazone e Gilberto Stina Pereira (ambos cariocas)
Renda: R$ 246. 116,00
Público: 13.036 presentes
Cartões amarelos: Marcos Guilherme (ATL), João Paulo (ATL), Natanael (ATL); Ramiro (GRE), Pedro Geromel (GRE);
Gol: Barcos, do Grêmio, aos 46 do segundo tempo.

GRÊMIO
Marcelo Grohe; Matías Rodríguez, Pedro Geromel, Rhodolfo e Zé Roberto; Ramiro, Matheus Biteco e Walace (Giuliano); Luan (Fernandinho), Dudu (Lucas Coelho) e Barcos.
Técnico: Luiz Felipe Scolari

ATLÉTICO-PR
Weverton; Mário Sérgio, Cleberson, William Rocha e Natanael; Deivid, João Paulo, Nathan (Sidcley) e Marcos Guilherme (Ernani); Marcelo e Dellatorre (Mosquito).
Técnico: Claudinei Oliveira

Últimas do seu time