Matheus Henrique vai jogar ao lado de Maicon. Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Matheus Henrique vai jogar ao lado de Maicon. Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

No primeiro semestre de 2018, o Grêmio viu Maicon e Arthur jogarem juntos e avançou na proposta de jogo ofensivo. O atual camisa 8 do Barcelona combinava características com o capitão gremista e ajudava a manter o time tricolor dentro do campo adversário. Um ano depois, Renato Gaúcho tenta repetir a fórmula com um novo personagem.

Hoje (23), o Grêmio enfrenta o Libertad, no Paraguai, precisando vencer para seguir dependendo apenas de si no grupo H da Libertadores.

A equipe terá Matheus Henrique ao lado de Maicon, como já aconteceu diante do Rosario Central e nas finais do Campeonato Gaúcho, diante do Internacional. Os três jogos serviram para indicar que a dupla pode atuar lado a lado, sem comprometer defensivamente a atuação.

"O Matheus é um jogador de muita qualidade, não se aperta com a bola. Não tem medo de jogar. Tem personalidade. Vai crescer muito ainda, mas agora já faz grande trabalho. Ele me ajuda muito, tem características parecidas. Gosta de sair jogando, se aproxima para tocar e fazer 1-2", disse Maicon, volante titular do Grêmio desde 2015.

A melhor análise, em vários momentos, vem do lado de fora e recente passagem em entrevista coletiva ajuda a colocar em perspectiva a nova dupla de volantes do Grêmio.

"O Grêmio adianta os dois laterais, o meia vem jogar curto. Os dois volantes têm troca de passe curto, tem um jogo apoiado muito forte", disse Odair Hellmann, treinador do Inter, depois do Gre-Nal de ida da final do Gaúcho. "O Grêmio aqui dentro (em jogos na Arena) tem uma posse de bola grande. E se você não consegue fortalecer organização para tirar (a bola) ou para dificultar por dentro, o time deles vai te colocando cada vez mais para trás, mais para trás e vai criando as ações dele", completou após a segunda partida da decisão.

Com Arthur era assim. A dinâmica de meio-campo era de superioridade numérica no setor, com intensa movimentação do camisa 29 e agilidade para sair da pressão e manter a posse de bola. Com Matheus Henrique a superioridade está presente outra vez, mas com uma dose levemente mais ofensiva nos passes curtos.

"O Matheus jogou como gente grande. Na minha opinião, foi melhor em campo", resumiu Renato Gaúcho depois da conquista do Gauchão.

As comparações com Arthur, pela função, alguns atributos e até condição física já ficaram para trás. Agora, Matheus Henrique entra em outra fase: titular do Grêmio e peça importante para resgatar o jogo de meio-campo dominante.

FICHA TÉCNICA
LIBERTAD X GRÊMIO

Data e hora: 23/04/2019 (terca-feira), às 19h15 (horário de Brasília)
Local: estádio Defensores Del Chaco, em Assunção (PAR)
Transmissão na TV: Fox Sports
Árbitro: Alexis Herrera (VEN)
Auxiliares: Jorge Urrego (VEN) e Tulio Moreno (VEN)

LIBERTAD: Martín Silva; Alan Benítez, Luis Cardozo, Paulo da Silva e Cougo; Mejía, Lucena, Bareiro e Recalde; Edgar Benítez e Adrián Martínez
Técnico: José Chamot

GRÊMIO: Paulo Victor; Leonardo, Pedro Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon e Matheus Henrique; Alisson, Jean Pyerre e Everton; André
Técnico: Renato Gaúcho

Últimas do seu time