Inglês venceu o GP do Brasil. Foto: Mercedes-AMG F1

Inglês venceu o GP do Brasil. Foto: Mercedes-AMG F1

O inglês Lewis Hamilton venceu a 47ª edição do GP do Brasil de Fórmula 1, realizada na tarde deste domingo (11) no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, zona sul da capital paulista.

Em uma das melhores corridas da temporada, com ultrapassagens em diversos setores dos 4.309 metros do traçado paulistano, tudo caminhava para uma vitória, até surpreendente, de Max Verstappen, mas o holandês tocou na Force India do retardatário Esteban Ocon no "S" do Senna e perdeu a liderança para Hamilton restando 21 voltas para o final.

Embora Ocon até tenha sido punido (10 segundos de parada nos boxes), vale salientar que Verstappen poderia ter sido mais cauteloso, evitando dividir espaço com o piloto francês. Guardadas as proporções, lembrou aquilo que aconteceu com Senna tentando superar o retardatário Satoro Nakajima no mesmo GP do Brasil, o de 1990, também em Interlagos.

O tempo manteve-se aberto durante quase toda a prova, apenas no final algumas nuvens pareciam indicar chuva, o que não se concretizou.

Hamilton conseguiu sua 72ª vitória desde que estreou na F1, em 2007, seguido por Verstappen e Raikkonen, que completou o pódio e conseguiu um pódio para a Ferrari, que sonhava com a vitória de Vettel, mas o alemão teve um desempenho muito limitado, terminando em sexto, uma posição atrás de Bottas.

Charles Leclerc novamente fez bela corrida e recebeu a bandeira quadriculada em sétimo. Depois dele, os dois carros da Haas (Grosjean e Magnussen) e Pérez (Force India).

Com a vitória de Hamilton e o quinto lugar de Bottas, a Mercedes garantiu matematicamente o título no Mundial de Construtores.

A CORRIDA

Na largada, Hamilton manteve-se à frente mas Vettel foi superado por Bottas. A primeira volta foi completada por Hamilton em primeiro seguido por Bottas e Vettel.

Verstappen ganhou a posição de Vettel na sequência e subiu para terceiro na quarta volta. Depois, foi a vez de Raikkonen ultrapassar Vettel, que caiu para quinto.

Verstappen foi à caça de Bottas e o ultrapassou na volta 10.

No "S" do Senna, Verstappen superou a Ferrari de Vettel. Foto: Red Bull Racing

VOLTA 10/POSIÇÕES: Hamilton, Verstappen, Bottas, Raikkonen, Vettel e Ricciardo.

Raikkonen começou a pressionar Bottas, chegou a colocar sua Ferrari ao lado da Mercedes do finlandês mas não conseguiu a manobra para ganhar o terceiro lugar.

À frente, Hamilton e Verstappen separados por um segundo e meio.

A Mercedes chamou Bottas para sua roca de pneus na volta 19. Em seguida foi a vez de Hamilton fazer sua troca.

Após sua troca de pneus, Hamilton voltou em sétimo. Foto: Mercedes=AMG F1

VOLTA 20/POSIÇÕES: Verstappen, Raikkonen, Vettel, Ricciardo e Leclerc. Hamilton retornou em sétimo e Bottas em nono.

Vettel fez sua parada para troca de pneus no giro 28, retornando em nono lugar.

Verstappen, ainda sem fazer sua troca de pneus, seguia na liderança, com Raikkonen em segundo e Ricciardo em terceiro. Todos sem parar. Hamilton em quarto.

Marcus Ericsson, com problemas em sua Sauber, abandonou a prova. O problema aconteceu já na volta de instalação, com alguma peça do assoalho caindo, o que prejudicou o desempenho do seu carro. Além disso, sofreu um toque de Grosjean na largada.

VOLTA 30/POSIÇÕES: Verstappen, Raikkonen, Ricciardo, Hamilton, Leclerc e Bottas.

Raikkonen nos boxes para sua troca de pneus, na volta 32, retornando em sétimo, uma posição atrás de Vettel.

Abandono da Renault de Hulkenberg na volta 34.

Vettel, com desempenho inferior, abriu para Raikkonen ultrapassá-lo na Reta Oposta na volta 36.

Verstappen nos boxes na volta 36, retornando em terceiro, atrás de Hamilton e Ricciardo, este o líder, sem ter parado ainda.

No "S" do Senna, Verstappen ganhou a posição de Hamilton enquanto Ricciardo parava para trocar pneus, reassumindo a liderança.

VOLTA 40/POSIÇÕES: Verstappen, Hamilton, Bottas, Raikkonen, Vettel e Ricciardo.

Na ultrapassagem sobre Ocon, Verstappen tocou a roda de sua Red Bull na Force India e rodou. Ele perdeu a liderança para Hamilton.

Bela manobra de Ricciardo sobre Vetttel para ganhar a quinta colocação.

Hamilton na liderança com pouco mais de cinco segundos de vantagem para Verstappen, o segundo.

VOLTA 50/POSIÇÕES: Hamilton, Verstappen, Raikkonen, Bottas, Ricciardo e Vettel. Leclerc em sétimo.

Nova parada para Vettel, na volta 54. O alemão voltou em sétimo.

Pressão de Ricciardo sobre Bottas pela quarta colocação.

Anunciada punição para Ocon, 10 segundos de parada nos boxes.

Vettel colado em Leclerc para ganhar a sexta posição do monegasco na Reta dos Boxes na volta 58.

Manobra de Ricciardo sobre Bottas na volta 59, ganhando a quarta colocação do finlandês.

Algumas nuvens escuras até se fizeram presentes sobre Interlagos, mas não choveu. Raikkonen levou a Ferrari ao pódio, em terceiro lugar. Foto: Scuderia Ferrari

VOLTA 60/POSIÇÕES: Hamilton, Verstappen, Raikkonen, Ricciardo, Bottas e Vettel.

Bottas parou na volta 60 para sua segunda troca de pneus. Ele retornou em quinto lugar.

Na parte final da prova, Verstappen até reduziu a diferença para Hamilton, mas em razão do piloto inglês ter sido cauteloso, uma vez que a Red Bull de Verstappen, avariada, não tinha condições de brigar pela vitória.

CLASSIFICAÇÃO FINAL DO GP DO BRASIL DE F1

 

PRÓXIMA ETAPA

Em duas semanas, no dia 25 de novembro, acontece a etapa de encerramento da temporada, o GP de Abu Dhabi, em Yas Marina. No ano passado a pole foi de Valtteri Bottas (Mercedes), com 1min36s231. Ele mesmo venceu a prova, comandando a dobradinha da equipe, seguido por Lewis Hamilton. O pódio foi completado por Sebastian Vettel (Ferrari).

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

Últimas do seu time