Piloto da Ferrari registrou sua melhor marca no período da manhã. Foto: Scuderia Ferrari

Piloto da Ferrari registrou sua melhor marca no período da manhã. Foto: Scuderia Ferrari

Passaram-se 54 dias da última atividade oficial da Fórmula 1, o GP de Abu Dhabi, para que os novos carros da categoria iniciassem a pré-tempoada nesta segunda-feira (18) em Barcelona, no circuito de Montmeló.

E a Ferrari, que testou nos dois períodos com Sebastian Vettel, foi a mais rápida. A nova SF90 com pintura vermelho fosco foi veloz e resistente, permitindo que o alemão cravasse a melhor de suas 169 passagens pelo traçado catalão de 4.655 metros em 1min18s161, marca registrada pela manhã, com pneus mais macios.

Quem mais se aproximou do carro escarlate de Maranello foi o espanhol Carlos Sainz Jr, que faz sua estreia pela McLaren. O ex-piloto da Renault, nos momentos finais da sessão vespertina, registrou sua melhor volta em 1min18s558, tendo completado 119 voltas com o carro laranja e azul de Woking equipado com motor Renault.

Romain Grosjean, com a Haas-Ferrari, ficou em terceiro. O francês enfrentou uma pane pela manhã, na bomba de óleo, e o time demorou para devolvê-lo à pista, o que foi feito apenas na hora final do trabalho vespertino. Ele fez seu giro mais rápido em 1min19s159. A Haas acabou sendo a equipe com menos voltas completadas no dia, 65.

Max Verstappen, com a Red Bull-Honda, ficou em quarto Depois da quinta posição no período matutino, o holandês assinalou 1min19s426 à tarde, dando pistas de que a nova parceria do time austríaco com a Honda deve mantê-la entre as primeiras colocadas em 2019. Tão bom quanto o desempenho consistente do novo RB15 foi o fato de que o motor passou incólume, sem apresentar nenhuma pane, algo habitual em outras ocasiões, seja pela McLaren (entre 2015 e 2017) ou pela Toro Rosso no ano passado. Verstappen, único que andou com a Red Bull nesta segunda-feira foi o segundo que mais voltas completou, 128.

Kimi Raikkönen, ex-piloto da Ferrari, que agora compete pela Alfa Romeo, terminou o dia na quinta colocação, cravando 1min19s462. Aliás, interessante observar que os três primeiros colocados tem carros equipados com motor Ferrari.

A Toro Rosso, a outra equipe que compete com motores Honda, a exemplo da Red Bull, fechou o top-6, tendo sempre andado com o russo Daniil Kvyat nos dois periodos. Ele completou 77 voltas, fazendo 1min19s6464 na melhor delas. Depois dele, em sétimo, apareceu o mexicano Sergio Pérez, com a Racing Point (ex-Force India). 

E A CAMPEÃ?

A Mercedes, como é de praxe nos primeiros trabalhos de pré-temporada, optou por testar com compostos mais duros e ganhar quilometragem. Assim, nem Bottas, que treinou pela manhã, nem Hamilton, que guiou o W10 pela tarde, figuraram entre os mais rápidos. Bottas fez o oitavo tempo e Hamilton o nono.

RENAULT NA "LANTERNA"

A Renault estreou o R.S.19 com seus dois pilotos. Nico Hulkenberg andou pela manhã e Daniel Ricciardo estreou pelo time amarelo e preto à tarde. O alemão ficou em décimo e o australiano em 11º, separados por apenas 0s003.

AUSÊNCIA

Das dez equipes inscritas no Mundial, apenas a Williams, última colocada entre os construtores em 2018, que neste ano conta com o polonês Robert Kubica e o britânico George Russel como pilotos titulares, não levou seu carro à pista no primeiro dia de trabalhos. O time de Grove atrasou na conclusão do FW42 e deverá testar pela primeira vez apenas na quarta-feira (20).

Nesta terça-feira (19), mais dois períodos de testes, pela manhã e à tarde, para que as equipes otimizem seus carros visando a abertura da temporada, dia 17 de março, dia em que acontece o GP da Austrália, em Melbourne.

 1º DIA DE TREINOS DA PRÉ-TEMPORADA DA F1 (COMBINADO, MANHÃ E TARDE)

Agora pela Alfa Romeo, o finlandês Kimi Raikkönen ficou em quinto lugar. Foto: Alfa Romeo Racing

 

 

A Red Bull, agora impulsionada pela Honda, teve um bom dia de trabalho em Montmeló. Verstappen terminou em quarto. Foto: Red Bull Racing

 

Coube ao mexicano Sergio Pérz a tarefa de levar a Racing Point (ex-Force India) à pista nesta segunda-feira. Foto: Reprodução/SportPesa Racing Point F1 Team

 

A McLaren-Renault de Carlos Sainz. O espanhol estreou em "casa" com a MCL34 e foi o segundo colocado. Foto: McLarenF1

 

A Mercedes testou com Bottas pela manhã (foto) e à tarde com Hamilton, optando pelos compostos mais duros da Pirelli nos dois períodos. Foto: Mercedes-AMG F1

A Toro Rosso andou em bom ritmo e Kvyat foi o sexto colocado, com o tempo obtido à tarde. Foto: Toro Rosso

 

A Haas fez a apresentação oficial do modelo VF-19 poucos minutos antes do início do treino matutino. Seus dois pilotos, Romain Grosjean e Kevin Magnussen posaram ao lado do carro preto e dourado. Grosjean foi o único a testar e ficou em terceiro. Foto: Haas F1 Team

 

A SF90 de Vettel. Novo carro da Ferrari foi o que mais voltas completou neste primeiro dia de testes em Barcelona. Foto: Scuderia Ferrari

 

A Renault testou com Hulkenberg (foto) pela manhã e com Ricciardo à tarde. Foto: Renault F1 Team

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

 

Últimas do seu time