Piloto russo foi a sensação da quarta-feira em Motmeló. Foto: Toro Rosso

Piloto russo foi a sensação da quarta-feira em Motmeló. Foto: Toro Rosso

Um carro com motor Honda, a Toro Rosso de Daniil Kvyat, tomou para si as honras do terceiro dia de treinos da pré-temporada da Fórmula 1 em Barcelona, nesta quarta-feira (20) no circuito de Montmeló. Foi ele, com a melhor marca até agora no traçado catalão de 4.655 metros que liderou o dia, com 1min17s704, obtida no ´apagar das luzes´da sessão, quando restavam cerca de 15 minutos para o término.

O dia já começou atípico, com a Alfa Romeo de Kimi Raikkönen liderando no período matutino, com 1min17s762, marca que ele não melhorou à tarde, mas suficiente para deixá-lo na segunda colocação no combinado dos dois períodos. Aliás, Kvyat e Raikkönen foram os únicos que andaram abaixo da casa de 1min18s.

Daniil Kvyat a bordo da STR14, a Toro Rosso-Honda. O russo foi o mais rápido nesta quarta-feira em Barcelona. Foto: Toro Rosso

A Renault, discreta nos dois primeiros dias, mostrou apetite hoje e Daniel Ricciardo, que andou no segundo período, ficou com o terceiro posto, com 1min18s164.

A Ferrari, claro, poderia ter virado mais rápido à tarde, mas não parecia ser este o intuito do time de Maranello. Assim, com o tempo obtido pela manhã, Sebastian Vettel ficou em quarto lugar, com 1min18s350.

Max Verstappen, da Red Bull-Honda, ficou em quinto, em ritmo bem mais lento que o da Ferrari, em 1min18s857. Nico Hulkenberg, responsável pelo trabalho com o R.S.19 da Renault no período matutino, fechou a lista dos seis primeiros.

WILLIAMS, FINALMENTE...

Ausente nos dois primeiros dias em Barcelona, finalmente a FW42, modelo da Williams para esta temporada, foi à pista, com o britânico George Russel. O carro chegou na madrugada de hoje e os mecânicos e engenheiros se esforçaram para que no período da tarde o campeão da F2 em 2018 pudesse ganhar um pouco de quilometragem, no caso, ele e o monoposto empurrado por motor Mercedes. Ele deixou os boxes tão logo a pista foi liberada após o almoço, e fez uma volta de instalação, apenas para a checagem natural dos comandos. Depois, em ritmo bem lento, completou outras quatro voltas. No final das contas, somou 23 voltas e terminou na última colocação, com 1min25s625, distante 7,921 do líder Kvyat.

A Williams FW42 deu as caras no terceiro dia de treinos, nesta quarta-feira, com o britânico George Russel. Foto: Williams Racing

 

PELA MANHÃ...

Depois de domínio da Ferrari nos dois primeiros dias em Barcelona, na bateria inaugural dos testes da pré-temporada, primeiro com Sebastian Vettel e depois com Charles Leclerc, na segunda e terça-feira, respectivamente, um outro carro com motor Ferrari encabeçou a tabela de tempos em Montmeló nesta quarta-feira (20), mas desta vez com a Alfa Romeo de Kimi Raikkönen.

Embora soe estranha a nomenclatura Alfa Romeo-Ferrari, no final das contas é tudo a mesma coisa. A ex-Sauber é uma equipe satélite da Ferrari e deve ser uma das forças do primeiro pelotão na temporada de 2019 da F1, sobretudo se Raikkönen estiver com disposição, o que às vezes não é uma constante em sua carreira.

De qualquer forma, com 1min17s762, melhor tempo até agora no circuito catalão de 4.655 metros, Kimi colocou-se à frente com 0s568 de vantagem para o segundo colocado, Vettel, com a SF90. O finlandês completou 64 voltas enquanto o alemão registrou 80 passagens.

Raikkönen a bordo da Alfa Romeo C38 durante a manhã em Barcelona. Na imagem, seguido pela Ferrari de Vettel. Foto: Alfa Romeo Racing

Depois de dois dias discretos, a Renault deu um salto e Nico Hulkenberg ficou no terceiro posto, a 1s038 de Raikkönen. Em ritmo próximo ao de Hulkenberg, quase empatados, os dois carros empurrados com motores Honda, a Toro Rosso de Daniil Kvyat e a Red Bull de Max Verstappen, que terminaram em quarto e quinto lugares, respectivamente.

Pietro Fittipaldi, com a Haas, que ontem foi colocado às pressas no cockpit do VF-19 após um problema com o assento de Kevin Magnussen, e completou 13 voltas, foi à pista para mais 48 giros e, na melhor delas, registrou o sexto tempo, em 1min19s19s249, bem próximo ao que Magnussen fizera pela manhã de terça-feira (1min19s206). À tarde, Grosjean assumiu o carro e ficou em sétimo, com 1min19s060. O tempo de Pietro o deixou com o oitavo lugar no combinado manhã/tarde.

A McLaren-Renault, após dois dias na segunda posição, com Sainz Jr. e Norris, enfrentou um problema mecânico que obrigou o time de Woking à substituição da caixa de câmbio. Isso custou um considerável tempo perdido e Sainz Jr. foi quem menos andon no período matutino, apenas 27 voltas, registrando 1min19s354, terminando em sétimo lugar.

Depois do espanhol, apareceram Sergio Pérez (Racing Point-Mercedes) e Valtteri Bottas (Mercedes), oitavo e nono colocados, respectivamente. 

3º DIA DE TREINOS DA PRÉ-TEMPORADA DA F1 (COMBINADO, MANHÃ E TARDE)

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

 

Últimas do seu time