Piloto monegasco foi o responsável pelos trabalhos da equipe italiana. Foto: Scuderia Ferrari

Piloto monegasco foi o responsável pelos trabalhos da equipe italiana. Foto: Scuderia Ferrari

A grande expectativa pela estreia do monegasco Charles Leclerc na Ferrari foi satisfeita nesta terça-feira (19), segundo dia dos testes da pré-temporada da Fórmula 1 em Barcelona, no circuito de Montmeló.

E o ex-piloto da Sauber não decepcionou, pelo contrário, manteve o carro de Maranello no topo da tabela, a exemplo do que havia feito o tetracampeão Sebastian Vettel ontem. 

No período da manhã, Leclerc deixou os boxes a bordo do #16 escarlate fosco e completou 73 voltas pelo traçado catalão de 4.655 metros, ficando com o primeiro lugar. Sua melhor passagem foi estabelecida em 1min18s247. A título de comparação, Vettel fez sua melhor marca na segunda-feira, também no período da manhã, em 1min18s161. Leclerc fez uso do composto C2 da Pirelli, macio. À tarde ele completou mais 84 voltas, totalizando 157, mas não baixou sua marca, indicando que o time italiano centralizou suas energias em garantir confiabilidade ao carro.

A primeira vez de Charles Leclerc a bordo da Ferrari. Monegasco completou 157 voltas pelo traçado catalão nesta terça-feira (19). Foto: Scuderia Ferrari

MCLAREN, NOVAMENTE EM SEGUNDO LUGAR

Depois do espanhol Carlos Sainz Jr. ter cumprido um bom dia de estreia com a nova McLaren MCL34, o britânico Lando Norris foi à pista nesta terça-feira e manteve o carro de Woking na vice-liderança, com a ótima marca de 1min18s553, 0s306 atrás de Leclerc. Norris conseguiu sua melhor volta nos instantes finais do período da tarde, utilizando-se de um composto mais macio que o de Leclerc, o C4.

O britânico Lando Norris levou a linda McLaren-Renault à pista nos dois períodos e ficou em segundo lugar, repetindo o feito do seu companheiro de equipe, Carlos Sainz Jr., segundo nos trabalhos de ontem. Foto: McLarenF1

HAAS COM MAGNUSSEN

O dinamarquês Kevin Magnussen garantiu um bom terceiro lugar para a Haas-Ferrari, com 1min19s206, seguido de perto pelo tailandês Alex Albon (Toro Rosso), que cravou 1min19s301. Depois de Albon apareceu o italiano Antonio Giovinazzi, com a Alfa Romeo-Ferrari, em quinto. 

Mais um bom dia para a Haas. O carro do time norte-americano, empurrado por motor Ferrari, foi à pista com Kevin Magnussen, e depois com Pietro Fittipaldi, e terminou o dia no terceiro posto. Foto: Haas F1 Team

SUSTO COM RICCIARDO

A Renault, que ontem não utilizou a asa móvel (DRS) com seus dois pilotos que foram à pista, Nico Hulkenberg e Daniel Ricciardo, enfrentou um sério problema justamente com este dispositivo pela manhã. A parte superior da asa traseira se desprendeu e imediatamente Ricciardo perdeu o controle do carro, na freada para a curva 1. O australiano freou forte e conseguiu evitar o choque do R.S.19 com a barreira de pneus na área da caixa de brita.

MERCEDES, ESCONDENDO O JOGO?

A equipe campeã nas últimas cinco temporadas novamente testou com seus dois pilotos. Pela manhã, Lewis Hamilton completou 74 voltas e, na melhor delas, fez 1min19s928, ficando em sétimo entre os nove pilotos. No combinado, entre manhã e tarde, terminou em décimo. À tarde foi a vez de Valtteri Bottas guiar o W10, para completar 89 voltas e terminar em sexto lugar no combinado dos dois períodos, com 1min19s535.

Hamilton foi à pista pela manhã com o W10. Por enquanto, equipe alemã trabalha aparentemente sem se preocupar com o cronômetro. Foto: Mercedes-AMGF1

UM FITTIPALDI NA PISTA

Pietro Fittipaldi, piloto de testes e desenvolvimento da Haas, teve a oportunidade de guiar o VF-19 nos minutos finais do período da tarde. Ele nem testaria hoje, mas o banco de Magnussen quebrou e ele foi chamado às pressas. Foram poucas voltas do brasileiro, apenas 13. Ele foi progressivamente melhorando suas voltas e encerrou seu trabalho de estreia com o carro preto e dourado com a marca de 1min21s849, último entre os 12 pilotos que foram à pista nesta terça-feira.

WILLIAMS, QUANDO?

A equipe fundada por Frank Williams segue com seu motorhome e boxes com pouca movimentação. O carro que será testado pelo polonês Robert Kubica e o britânico George Russel ainda não chegou à Barcelona. A estimativa é de que o caminhão trazendo o FW42 chegue na madrugada desta quarta-feira (20). Assim, há a possibilidade do time de Grove levar o carro à pista pela primeira vez, para tentar minimizar o tempo perdido.

QUANTO CADA EQUIPE ANDOU...

A Mercedes, que contou com dois pilotos (Hamilton pela manhã e Bottas à tarde), completou mais voltas nesta terça-feira, totalizando 163, seguida de perto pela Ferrari, 157, apenas com Charles Leclerc ao volante.

A seguir, a relação completa das equipes e as voltas completadas: Mercedes (163); Ferrari (157); Toro Rosso (132); Renault (123); McLaren (104); Alfa Romeo (101); Red Bul (92); Racing Point (79) e Haas (72).

SEQUÊNIA DE ATIVIDADES

Os trabalhos em Barcelona prosseguem nesta quarta-feira (20) novamente em dois períodos e se encerram nesta primeira fase na quinta-feira (21). Na próxima semana, ainda em Barcelona, os times testam por mais quatro dias, entre 26/02 e 1º de março. A abertura da temporada acontece em 17 de março, com o GP da Austrália, em Melbourne.

2º DIA DE TREINOS DA PRÉ-TEMPORADA DA F1 (COMBINADO, MANHÃ E TARDE)

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

Últimas do seu time