Em 1964, caiu a arquibancada do estádio do Peixe, em um clássico contra o Corinthians. Depois deste confronto, a Vila foi limitada a 16.000 pessoas.

Em 1964, caiu a arquibancada do estádio do Peixe, em um clássico contra o Corinthians. Depois deste confronto, a Vila foi limitada a 16.000 pessoas.

* Lotação máxima - A Vila abarrotada no dia 20 de setembro de 1964. Quase 33 mil pagantes passaram pelas catracas do velho estádio do Peixe
Santos e Corinthians sempre foram rivais absolutos. Torcedores nunca se deram bem, afinal Pelé fez os corintianos sofreram por 11 anos. Posteriormente, os alvinegros da Vila Belmiro não viram seu time não vencer o Timão por oito anos. Mas uma tragédia comoveu as duas equipes.

 

No dia 20 de setembro de 1964,  pelo Campeonato Paulista no estádio Urbano Caldeira, ou simplesmente Vila Belmiro ? e que também ganhou o apelido carinhoso de "a Vila mais famosa do Mundo? - estava lotada com 32.986 pagantes - recorde de público até hoje - e logo aos 6 minutos do primeiro tempo parte do alambrado que à época era de madeira, desabou deixando 181 torcedores feridos e a partida acabou sendo suspensa.
O jogo foi remarcado para o dia 30 de setembro, no estádio do Pacaembu, e acabou empatado em 1 a 1.  Os torcedores corriam para dentro do gramado, todos dentro do estádio ficaram muitos assustados, mas a tragédia felizmente não deixou nenhum morto.
Somente depois da fatídica tragédia ocorrida na Vila Belmiro, que o Clube decidiu tomar algumas providências. E uma delas foi diminuir a capacidade que era de mais de 30.000 para 15.800 pessoas.
A segurança dentro e fora do clube foi modificada, as arquibancadas que antes eram de madeira hoje são cadeiras, sala de imprensa, camarotes, um gramado moderno, um novo sistema de iluminação, entre muitas outras mudanças que só veio a beneficiar o clube e principalmente os torcedores.


Lotação máxima - A Vila abarrotada no dia 20 de setembro de 1964. Quase 33 mil pagantes passaram pelas catracas do velho estádio do Peixe

Além da tragédia na Vila Belmiro, muitas outras também marcaram os estádios brasileiros:
- No dia 19 de julho de 1992 na final pelo Campeonato Brasileiro entre Flamengo e Botafogo, no estádio Maracanã, no Rio de Janeiro, um pouco antes do início da partida parte da arquibancada cedeu, vários torcedores caíram do anel superior para o setor de cadeiras. O acidente causou a morte de três torcedores e deixou aproximadamente 100 feridos. Mesmo com a tragédia, o jogo aconteceu normalmente e o Flamengo sagrou-se campeão;
- Já no dia 21 de novembro de 1995, parte da arquibancada caiu num jogo entre Taubaté e Corinthians, no estádio Joaquinzão, no Vale do Paraíba, deixando cinco pessoas gravemente feridas;
Outra tragédia marcante foi no dia 30 de setembro de 2000, no estádio São Januário, no Rio de Janeiro, durante a partida entre Vasco e São Caetano pela final da Copa João Havelange. A grade que separava a torcida do gramado desabou e 175 torcedores se feriram.








































Leia mais



O dia em que o Manchester chorou! por @tulionassif






Clique na imagem de Juventus e Liverpool e @chicosantto explica a tragédia que mudou a história do futebol europeu



Clique nas imagens e

leia outras matérias especiais

 

       

Últimas do seu time