João Moreira Salles e o irmão Walter encomendaram estudo sobre o Botafogo

João Moreira Salles e o irmão Walter encomendaram estudo sobre o Botafogo

Bernardo Gentile
Do UOL, no Rio de Janeiro

Os irmãos João e Walter Moreira Salles encomendaram um estudo para auditar as contas do Botafogo e elaborar um modelo que viabilize a compra do futebol do clube. A notícia deixou a torcida empolgada, mas também com alguns questionamentos. O principal deles é simples: o que falta para isso sair do papel e virar realidade?

A verdade é que a resposta para essa pergunta não é nada simples e depende de algumas variáveis. A principal delas é justamente o estudo encomendado pela Ernest & Young, com previsão de término em março de 2019. Somente com eles nas mãos é que os irmãos Moreira Salles poderão analisar a forma de proceder para levar o projeto adiante.

Uma das possibilidades, por exemplo, é que eles façam uma "simples" compra das dívidas totais do Botafogo - atualmente na casa dos R$ 750 milhões, segundo dados do site do clube. Nesse caso, os irmãos se tornariam acionistas majoritários de uma empresa do Alvinegro que controlaria o futebol.

Vale ressaltar que o objetivo é zerar as dívidas do Botafogo e ajudar o clube a ter uma gestão profissional. De forma alguma, lembra o modelo de um mecenas. Apesar de serem acionistas da tal empresa, eles não participariam do dia a dia ou assumiriam algum tipo de cargo.

Outra possibilidade é que os Moreira Salles paguem apenas parte das dívidas e abram as portas para outros botafoguenses ilustres serem acionistas minoritários. O fato é que ainda não há qualquer norte até o fim dos estudos, e qualquer afirmação nesse sentido é mera especulação. Tudo dependerá do modelo a ser definido.

A única certeza é que a proposta passará pela separação do futebol do social. Para isso, no entanto, os irmãos terão que elaborar e aprovar uma reforma estatutária que deverá ser aprovada pelo conselho deliberativo e pelos sócios em assembleia geral.

Na reforma estatutária, por exemplo, uma das preocupações deverá ser como será mantida a sede de General Severiano. Atualmente, o Botafogo emprega a verba do futebol, já que ela não se provou autossuficiente até o momento. Por mais que pareça algo pequeno ou simples de se resolver, a situação é importante e complexa. Isso porque esses sócios serão decisivos para aprovar a reforma que aprovará a compra do futebol pelos irmãos.

Em contato com a reportagem do UOL, a dupla se posicionou sobre as negociações em curso com o clube de General Severiano.

"Depois do empréstimo para viabilizar a aquisição e construção do Centro de Treinamento (CT) em Vargem Pequena, no Rio de Janeiro, os irmãos Walter e João Moreira Salles analisam no momento a possibilidade de financiar um estudo técnico para um projeto de gestão profissional e moderna, que funcione de forma independente do clube social e que possa despertar o interesse de investidores comprometidos com o sucesso do Botafogo. Não é pretensão, nem do clube, nem dos irmãos, que eles assumam algum cargo ou, mesmo de forma indireta, façam a gestão do futebol do clube ou participem da administração do dia a dia do futebol do Botafogo. O objetivo de todos é apenas colaborar para que o Botafogo retome a sua trajetória de vitórias e possa estar à altura tanto de sua história quanto de sua torcida", explicaram os irmãos Moreira Salles, através de sua assessoria de imprensa.

(Foto: Leonardo Aversa/Agência O Globo - retirada do UOL)

Últimas do seu time