Messi comemora gol do Barcelona enquanto Edu Dracena lamenta

Messi comemora gol do Barcelona enquanto Edu Dracena lamenta

Do UOL, em São Paulo (SP)

Quase oito anos depois, o ex-meia Elano fez uma revelação sobre a final do Mundial de Clubes de 2011, quando o Santos, clube que defendia, acabou goleado por 4 a 0 pelo Barcelona, em Yokohama. O antigo meia santista, em entrevista ao site Yellow and Green Football, admitiu que pediu a Lionel Messi para diminuir o ritmo, quando o placar já estava definido.

"Como o Guardiola disse no seu livro, aquele foi o melhor jogo que ele viu como técnico do Barcelona. Era um time brilhante. Eu falei com Guardiola sobre isso. Ainda disse para o Messi no gramado: `Pelo amor de Deus, deem uma aliviada para a gente´", contou Elano, que se recorda exatamente da resposta do craque argentino.

"Ele respondeu e disse: `vamos ficar com a bola. Se vocês não jogarem, nós vamos´. Ele não disse que aliviaria ou não para a gente, só disse: `vamos jogar´", completou Elano ao site.

O pedido de clemência de Elano contrasta com a confiança encontrada pelo meia nos primeiros minutos de partida. Barrado por Muricy Ramalho da decisão, o ex-meio-campista contou uma conversa com o lateral Pará, hoje no Flamengo, que exibia como o Santos tratava a decisão com o time de Pep Guardiola.

"Logo na primeira jogada do jogo, Neymar e Borges tabelaram e acertamos um chute sobre o gol. Pará pegou e disse: `irmão, será o nosso dia´. Na sequência, o Barcelona tinha a bola, tocou entre eles [jogadores] e marcou o gol. Eu disse: "realmente, Pará, este será o nosso dia [risos]´. Não tinha jeito", relembra.

O Barcelona dominou completamente o Santos em campo e conquistou a vitória por 4 a 0 com facilidade. O clube catalão voltaria a ganhar o Mundial de Clubes no ano de 2015. Com Neymar no time e o auge do trio MSN (Messi e Suárez, além do atacante brasileiro), a vítima foi o River Plate: 3 a 0.

Foto: YOSHIKAZU TSUNO/AFP (via UOL)

Últimas do seu time