Brasileiros ainda tiveram duas quebras de correira na sexta etapa. Foto: Victor Eleuterio/photosdakar/BRP Brasil

Brasileiros ainda tiveram duas quebras de correira na sexta etapa. Foto: Victor Eleuterio/photosdakar/BRP Brasil

Um erro na navegação neste domigo (13), admitido por Gustavo Gugelmin, que ao invés de ter seguido a planilha acabou na trilha de outros competidores que também erraram em uma duna muito alta, custou um tempo precioso para o UTV guiado por Reinaldo Varela nesta sexta etapa do Rally Dakar, entre Arequipa e San Juan de Marcona, com 291 quilômetros de trecho cronometrado. Eles finalizaram o estágio na sétima colocação. A vitória foi dos chilenos Francisco Contardo/Alvaro Quintanilla.

Além disso, duas quebras de correia também foram impeditivos para um tempo melhor. Eles finalizaram a jornada na sétima colocação e perderam uma posição na classificação geral, e agora estão na terceira colocação. A liderança é dos espanhóis Gerard Guell/Daniel Carreras. Em segundo lugar estão os russos Sergei Kariiakin/Antonio Vlasiuk. A diferença de Varela/Gugelmin para os líderes é de 32min36s.

Entrevistado pelo jornalista Ricardo Ribeiro, da Vipcomm, que faz a cobertura do Dakar, Gugelmin explicou o que aconteceu durante a sexta etapa.

"Estava indo tudo bem, me empolguei e acabei errado, errei feio. Estávamos atrás do espanhol, na poeira dele, uma duna gigante, uns 500 metros de altura, ele pegou o caminho errado e não tinha como voltar. Eles pegaram o waypoint pela esquerda e nós fomos pela direita, o que nos custou uns 30 minutos. Tinha que ter ficado na planilha, mas Dakar é isso, não dá para acertar sempre, estou com um sentimento de mim mesmo que você não tem noção, é inadmissível, mas não vamos desistir porque ainda temos quatro dias", lamentou Gugelmin.

O navegador brasileiro Lourival Roldan, que compete ao lado do piloto português Miguel Jordão, está na oitava colocação. 

Marcos Baumgart e Kleber Cincea estão em nono lugar, seguidos pelos companheiros de equipe, Cristian Baumgart e Beco Andreotti, que fecham o top-10 entre os UTVs. Bruno Varela e Maykel Justo subiram duas posições na geral e agora estão em 20º lugar.

Nas motos, o único brasileiro que ainda está na competição, Lincoln Berrocal, mais velho participante na categoria, com 60 anos, está em 87º lugar. Ele faz sua primeira participação no Dakar e, entre os estreantes, ocupa o 27º posto.

Nesta segunda-feira (14), os competidores enfrentam a sétima etapa toda ela dentro da cidade peruana de San Juan de Marcona, com 323 quilômetros de especial. 

 CLASSIFICAÇÃO GERAL ENTRE OS UTVs  APÓS CINCO ETAPAS (DEZ PRIMEIROS COLOCADOS)

 

  

 

PRÓXIMAS ETAPAS DO RALLY DAKAR (SEMPRE EM TERRITÓRIO PERUANO)

14/01 - 7ª etapa

San Juan de Marcona

Distância total: 387 km

Trecho especial: 323 km

15/01 - 8ª etapa

San Juan de Marcona -> Pisco

Distância total: 576 km

Trecho especial: 361 km

16/01 - 9ª etapa

Pisco

Distância total: 410 km (408 km para os caminhões)

Trecho especial: 313 km (311 km para os caminhões)

17/01 - 10ª etapa

Pisco -> Lima

Distância total: 358 km

Trecho especial 112 km

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

 

Últimas do seu time