Confira a coluna de Juarez Araújo

Confira a coluna de Juarez Araújo

O momento na NBA é falar bem da sensacional temporada do pequeno gigante Stephen Curry. Um excepcional arremessador, uma habilidade incomparável, porém, por favor, comparar ou dizer que já é melhor que Michael Jordan, que será mais que JM, meu Deus, não dá. Jordan foi o Pelé, um atleta de ouro planeta e para Curry chegar a ser um Jordan nas próximas temporadas, terá que mostrar muita coisa que não vem mostrando em suas atuações.

Tive a felicidade de acompanhar toda carreira de Air Jordan e seus números são incontestáveis como o maior jogador da história. Para Curry superar JM, precisa, inclusive, ter os números de Air Jordan e mudar a característica do seu jogo.

Vamos aos números de MJ: seis vezes campeão da NBA (1990-91, 91-92, 92-93, 95-96, 96-97 e 97-98. Seis vezes MVP, melhor jogador das finais nas temporadas 1990-91, 91-92, 92-93, 95-96, 96-97 e 97-98. Cinco vezes MVP das temporadas 1987-88, 90-91, 91-92, 95-96 e 97-98. Novato da temporada e membro do time dos novatos na temporada de 1984-85. E olha que marca. 10 vezes cestinha principal da NBA, nas temporadas 1986-87, 87-88, 88-89, 89-90, 90-91, 91-92, 92-93, 95-96, 96-97 e 97-98.

Aqui outro dato superimportante na carreira de Michael Jordan e que dificilmente, quase impossível de Curry superar diante do estilo de jogo que tem.  Em 1988, Michael Jordan foi eleito o defensor do ano, além de ter sido nove vezes  integrante do primeiro time dos melhores jogadores defensivos. Quantos as 13 participações de Jordan no All-Star Game, sendo 11 vezes no time titular, e sendo MVP em três ocasiões, isso o Curry pode alcançar, mesmo porque é quase uma obrigação da Liga com suas estrelas maiores. Outro dado muito interessante na carreira espetacular de MJ, foi ter sido o jogador com maior número de bolas recuperadas nas temporadas 1988, 1990 e 1993.

Jordan foi também eleito um dos 50 maiores jogadores da história da NBA, pouco para quem é, para muitos, como eu, o Pelé da NBA. Na carreira profissional dele, marcou nada menos que 32.292, jogando pelo Chicago Bulls (1984-93, depois voltou em 1995-98), Washington Wizards (2001 a 2003, sendo que 29.277 pontos foram marcados pelos Bulls.

Conseguiu recordes absurdos como marcar 63 pontos contra o Boston Celtics nos playoffs de 1986. Teve média de 30,1 pontos, o maior da história da NBA, junto com Wilt Chamberlain, além de ser um dos quatro maiores cestinhas da história, superado apenas por Kareem Abdul-Jabbar, Karl Malone e Kobe Bryant.

Jordan ainda tem duas medalhas olímpicas (1984 e 1992), coisa que Curry pode conseguir, mas assim mesmo não dá para comparar. É quase igual falar que Maradona foi melhor que o rei do futebol Pelé. Estamos conversados.

DE BANDEJA

Carlos Osso é uma lenda viva como dirigente do Esporte Clube Pinheiros. Além de ter sido um jogador sem muito brilhantismo, inclusive começando no EC Sírio, junto com o pivozão Nenê Sucar, Osso se tornou um dos mais importantes dirigentes do ECP. Nesse ano completa 60 anos no basquete e como prêmio foi sorteado para ser um dos voluntários que irá ajudar nas Olimpíadas do Rio. Parabéns, Sr. Osso.

x.x.x.x.x.x.x

Certa vez lá estava eu tentando dar meus palpites dirante de uma carência de jogadores na base da CBB, em especial armadores. Em uma conversa com o presidente da CBB, na época, Gerasime "Grego" Bozikis, fiz uma sugestão. "Presidente, precisamos investir no garoto do Paulistano, o Marcelinho Huertas. Temos uma grande carência de jogadores na posição". Para minha tristeza, na época, o bola da vez da CBB era o Manteiguinha, ouvi dele: "Igual a ele (Marcelinho) temos muitos na base de nossas seleções". Curiosamente, o tempo foi passando, Marcelinho foi para a Espanha, se tornou um baita jogador e hoje faz sucesso até no LAL, de Magic Johnson e Cia. E por falar em magia, pelo que já fez, cai bem o apelido de Magic Marcelinho. Boa, capitão.

x.x.x.x.x.x.x

Três equipes brasileira estão classificadas para o final four da Liga das Américas, que será disputada nesta sexta-feira (11), em Barquisimeto, na Venezuela. E dois favoritos entram em quadra logo de cara: Bauru/Paschoalotto x Flamengo, e Mogi/Helbor pega o time da casa, o Guaros de Lara.

x.x.x.x.x.x.

Notícia ruim chega mais rápido do que a boa e quando ela (notícia) é aumentada, chega ainda mais the flash. Foi o caso de alguns jogadores pré-relacionados para a equipe americana afirmaram que estão com receios de virem para o Rio nas Olimpíadas por causa do zika, mas para os navegantes de plantão afirmar que estrelas da NBA não virão ao Rio já é demais. Ainda bem que nesta quinta-feira (10), Jerry Colangelo, dirigente da Abausa, desmentiu, ao afirmar que todos os jogadores têm intenção de jogarem às Olimpíadas e ganhar uma medalha para os EUA.

x.x.x.x.x.x

Quem ganha o ouro no Rio, a propósito: ai o bicho pega. E já torna uma pergunta muito dificil de responder. Os Estados Unidos, com certeza virão para o ouro, mas já levaram uma na cabeça em 2004, com a Argentina. Depois vamos ver como virão Espanha, Austrália, Argentina, Lituânia, França e o próprio Brasil, todos podem brigar por medalhas. Estou confiante que o técnico Rubén Magnano vai conseguir montar uma boa equipe e dar muitas alegrias.

Últimas do seu time