Jair Ventura observa o Corinthians durante jogo contra o São Paulo. Foto: Leonardo Benassatto/Reuters/Via UOL

Jair Ventura observa o Corinthians durante jogo contra o São Paulo. Foto: Leonardo Benassatto/Reuters/Via UOL

Campeão e vice da Copa do Brasil 2018 voltam a se encontrar nesta quarta-feira (14), em cenário muito diferente daquele vivido no mata-mata. O Corinthians visita o Cruzeiro às 21h45 (de Brasília) pressionado pelo risco de queda à série B, estando apenas três pontos acima da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Cerca de um mês após as finais, a vida do time do Parque São Jorge mudou bastante.

A Copa do Brasil prometia valer a temporada para os dois times, mas algo mudou desde as finais. Enquanto o Cruzeiro se tornou ainda mais inconstante no Brasileirão, o Corinthians mergulhou em uma espiral negativa que só deu trégua no clássico do último sábado (10), contra o São Paulo.

Ao menos o time de alvinegro tem estado mais organizado do que na época do mata-mata, o que pode vir a ser fundamental para evitar a queda. Foi no último sábado que o Corinthians retomou a competitividade que dele se espera, principalmente no segundo tempo, quando teve uma estratégia bastante eficiente mesmo com um jogador a menos. Foi a melhor atuação sob comando de Jair Ventura, com um volume de jogo que não era visto justamente desde a segunda final da Copa do Brasil, vencida pelo Cruzeiro em Itaquera.

Do mata-mata, dois pontos se mantêm como obstáculos do Corinthians: laterais sem brilho e problemas com um centroavante. À época, Fagner e Danilo Avelar ficaram devendo pela participação discreta nas finais, o que se repetiu desde então - o lateral esquerdo perdeu posição para Carlos Augusto e só deve jogar nesta quarta porque o titular está na seleção brasileira sub-20. Na frente, outro problema: nenhum dos centroavantes do elenco jogou o bastante para tomar conta do comando de ataque.

Danilo não esteve em campo nas finais da Copa do Brasil, mas despontou como opção para Jair Ventura frente à má fase de Roger e Jonathas. O veterano esteve bem contra o São Paulo e deve ser mantido como titular. Ele é um dos antídotos contra a desorganização vivida pela equipe nas últimas semanas, assim como a evolução de Léo Santos, que se recuperou de falha na decisão contra o Cruzeiro e se tornou sólido na zaga.

A escolha por um único volante de marcação no meio-campo também tem feito diferença. Nas duas finais, Jair insistiu em Ralf e Gabriel juntos à frente da área, o que contribuiu muito para a falta de alternativas no ataque. O time só melhorou no segundo tempo da finalíssima, mas já era tarde. Agora, ao contrário, a nova montagem do meio-campo só dá espaço para um volante marcador. Sem muito tempo de casa, o treinador tem encontrado soluções no Corinthians via tentativa e erro, mas agora há pressa por resultado.

O Corinthians ocupa o 13º lugar no Brasileirão e tem 40 pontos, três a mais do que o 17ª colocado, a Chapecoense. O duelo no Mineirão contra o Cruzeiro, que é o nono com 46 pontos, vale pela 34ª rodada da competição.

FICHA TÉCNICA

CRUZEIRO x CORINTHIANS

Data: 14 de novembro de 2018, quarta-feira
Horário: 21h45 (de Brasília)
Competição: Campeonato Brasileiro (34ª rodada)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Jean Pierre Goncalves Lima (RS)
Assistentes: Leirson Peng Martins e Lucio Beiersdorf Flor (ambos do RS)

CRUZEIRO: Fábio; Lucas Romero, Léo, Manoel e Egídio; Henrique, Ariel Cabral; Thiago Neves, Robinho e Rafinha; Fred (Barcos). Técnico: Sidnei Lobo

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Léo Santos, Henrique e Danilo Avelar; Ralf e Douglas (Thiaguinho); Pedrinho, Jadson e Romero; Danilo (Roger). Técnico: Jair Ventura

Últimas do seu time