Ramiro deve seguir no meio-campo do Corinthians na noite de hoje. Foto: Divulgação/Chapecoense

Ramiro deve seguir no meio-campo do Corinthians na noite de hoje. Foto: Divulgação/Chapecoense

Já não se fala mais de título paulista no Corinthians, afinal o compromisso das 21h30 (de Brasília) de hoje se apresenta como um desafio e tanto. Na Arena, o Alvinegro recebe a Chapecoense estando obrigado a ir para cima: precisa reverter o placar do jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil.

A Chape venceu a primeira partida por 1 a 0, portanto joga pelo empate para avançar às oitavas de final. É uma situação inédita para o Corinthians, que nesta temporada ainda não precisou reverter resultados em jogos de mata-mata. Para um time que é cobrado justamente por maior produção ofensiva, esta não deixa de ser uma situação delicada.

Em 2019 o Corinthians já disputou cinco duelos de mata-mata em dois jogos, sem nunca ter sido obrigado a virar um placar na segunda partida. A situação mais delicada se deu contra o Racing Club, que chegou a ter o 0 a 0 a seu favor na Copa Sul-Americana, mas caiu para o Timão nos pênaltis. No mais, o time de Fábio Carille ora abriu vantagem no jogo de ida (contra Ceará e Santos), ora ficou no equilíbrio (Ferroviária-SP e São Paulo).

Até aqui o Alvinegro marcou 27 gols em 25 jogos no ano. Hoje precisa ir além da média (de 1.08 gol/jogo) para se classificar. Para comparação, em apenas duas vezes o Corinthians conseguiu vitórias por dois ou mais gols de diferença em 2019, justamente nas fases anteriores da Copa do Brasil: 4 a 2 no Avenida-RS, e 3 a 1 no Ceará.

Se o Corinthians vencer a Chapecoense por um gol de diferença, hoje à noite, vai aos pênaltis - não há critério de gol qualificado fora de casa. Quem avançar garante lugar entre os 16 sobreviventes na Copa do Brasil e fica no aguardo do sorteio que define as oitavas de final.

Quatro titulares são desfalques

Henrique, Danilo Avelar, Júnior Urso e Gustavo têm problemas físicos e não estão à disposição de Carille. O volante é o que está há mais tempo parado, por causa de uma lesão muscular na coxa direita. Henrique e Gustagol também sentem dores na coxa direita, enquanto Avelar volta a fazer fortalecimento no joelho esquerdo. O treino de ontem foi fechado à imprensa, mas há a expectativa que os substitutos sejam Pedro Henrique, Carlos Augusto, Ramiro e Boselli.

Drible na ressaca contra uma Chape "mordida"

Se o Corinthians precisa contornar a ressaca do 30º título paulista de sua história, a Chapecoense chega ao confronto remoendo o vice-campeonato catarinense. A equipe alviverde perdeu o título nos pênaltis para o Avaí, no domingo (21), com direito a polêmica com VAR durante as cobranças decisivas.

Ficha Técnica

Corinthians x Chapecoense

Data: 24 de abril de 2019, quarta-feira
Local: Arena Corinthians, em São Paulo-SP
Horário: 21h30 (de Brasília)
Competição: Copa do Brasil, jogo de volta da quarta fase
Árbitro: Daniel Nobre Bins (RS)
Assistentes: Elio Nepomuceno de Andrade Junior e Leirson Peng Martins (ambos do RS)

Corinthians: Cássio; Fagner, Manoel, Pedro Henrique e Carlos Augusto; Ralf, Ramiro e Sornoza; Pedrinho, Clayson e Boselli. Técnico: Fábio Carille.

Chapecoense: Tiepo; Eduardo, Gum, Douglas e Bruno Pacheco; Elicarlos, Márcio Araújo e Gustavo Campanharo; Aylon, Regis e Everaldo. Técnico: Ney Franco.

Últimas do seu time