O time de Loss, que agora soma 19 pontos e ocupa a sétima posiçao na tabela, volta a campo no próximo sábado

O time de Loss, que agora soma 19 pontos e ocupa a sétima posiçao na tabela, volta a campo no próximo sábado

Diego Salgado
Do UOL, em São Paulo

O Corinthians de Osmar Loss voltou a vencer uma partida oficial no retorno do Campeonato Brasileiro. Depois de uma série negativa de quatro jogos sem triunfos antes da parada da Copa, o time alvinegro derrotou o Botafogo por 2 a 0. Rodriguinho e Romero marcaram o gols corintianos.

A equipe alvinegra abriu o placar com um golaço do meio-campista, que acertou um chute de fora da área no ângulo. Romero, com assistência de Fagner, deu números finais ao jogo na reta final do segundo tempo.

O time de Loss, que agora soma 19 pontos e ocupa a sétima posiçao na tabela, volta a campo no próximo sábado, diante do São Paulo, no Morumbi. O clássico válido pela 14ª rodada, começará às 21h (horário de Brasília). Já o Botafogo, com 17 pontos na décima colocação, enfrenta o Flamengo no mesmo dia, no Maracanã, às 19h.

O melhor: Cássio

O goleiro do Corinthians fez pelo menos cinco defesas difíceis e salvou o time no segundo tempo do jogo. No maior milagre, o arqueiro, que voltou a disputar um jogo oficial pelo clube após defender a seleção brasileira na Copa, evitou um gol de Pimpão e também defendeu um chute de Kieza no rebote.

O pior: Roger

Isolado na frente, o centroavante não conseguiu concluir nenhuma vez ao gol. Diante do cenário, Roger tentou recuar para receber bolas, mas não teve êxito. Em uma das jogadas em que apareceu com liberdade, errou um passe para Rodriguinho que poderia ter definido o jogo em Itaquera. Foi substituído por Jonathas aos 29 minutos da etapa final.

Golaço na Arena logo no início

O retorno do Corinthians aos jogos oficiais após a parada da Copa começou com bola na rede logo aos dois minutos. Roger ajeitou para Romero na entrada da área e viu o paraguaio arriscar para o gol. A bola bateu na zaga do Botafogo e voltou para Rodriguinho, que conseguiu acertar um chute raro mesmo passando da linha da bola. O goleiro Jefferson nada pôde fazer no lance.

Corinthians se fecha e vê Botafogo avançar

Depois de abrir o placar, o Corinthians recuou e passou a jogar no estilo que o consagrou na temporada passada. Sem a bola e com marcação cerrada à frente da zaga, o time viu o Botafogo buscar o ataque na tentativa de empatar o jogo. Sem conseguir vencer a marcação bem desempenhada pelo Corinthians, o Botafogo passou a usar as laterais para alçar bolas na área.

Bola parada ainda é problema
Mas foi nas bolas paradas que o time do Rio assustou o Corinthians em Itaquera. Na melhor oportunidade do primeiro tempo, Igor Rabello completou cruzamento de Leo Valencia e quase empatou a partida. Pouco depois, a equipe paulista falhou ao fazer a linha de impedimento e deixou Kieza livre após novo cruzamento. O atacante, porém, cabeceou fraco em vez de dominar a bola e tentar a conclusão pelo chão.

Contra-ataque vira alternativa
Empurrado para o campo de defesa, o Corinthians passou a usar o contra-ataque para buscar o segundo gol. Aos 19 minutos, após uma saída rápida com Renê Júnior e Mateus Vital, Roger recebeu pela esquerda, mas errou o passe ao buscar Rodriguinho na área. Depois dos 30 minutos do primeiro tempo, o time da casa mudou a postura e tentou valorizar a posse de bola no campo de ataque.

Cássio faz milagres em Itaquera
O Botafogo voltou para a etapa final com uma modificação: Marcos Paquetá colocou Rodrigo Pimpão na vaga de João Pedro. No primeira participação, o atacante quase conseguiu empatar. Após uma inversão pelo alto, Pimpão finalizou sem deixar a bola cair e obrigou Cássio a espalmar para escanteio. Aos 40 minutos, o goleiro da seleção voltou a operar um milagre na Arena, dessa vez em conclusão de Pimpão e rebote de Kieza.

Igor Rabello faz, mas arbitragem anula
Aos 19 minutos, novamente por meio da bola parada, o Botafogo conseguiu ir às redes em Itaquera. O lance, porém, foi anulado pela arbitragem, que corretamente assinalou impedimento do zagueiro Igor Rabello na jogada. O botafoguense estava à frente da zaga corintiana pouco antes de finalizar de carrrinho na área.

Corinthians amplia e mata o jogo
Acuado na defesa, o Corinthians conseguiu ampliar o placar em uma jogada bem executada. Fagner recebeu na frente da área, armou o chute, mas tocou em profundidade para Romero. O atacante paraguaio bateu cruzado e venceu Jefferson para marcar o seu 24º gol na Arena de Itaquera.

Estreia no Corinthians
Autor de cinco atacante Jonathas, que chegou ao Corinthians por empréstimo de um ano, fez a sua estreia com a camisa alvinegra ao entrar no lugar de Roger na reta final do jogo. O lateral esquerdo Danilo Avelar, que já havia entrado em campo em amistosos, disputou como titular o primeiro jogo oficial.

Vitória corintiana, enfim

Depois de desabar na tabela do Brasileirão sob o comando de Osmar Loss, o Corinthians enfim voltou a vencer no Brasileirão depois de quatro partidas. Antes, em seis jogos com o ex-interino à frente, o time havia vencido apenas uma vez. Nos outros confrontos, a equipe perdeu três vezes e empatou outras duas.

Foto: Daniel Vorley/AGIF (via UOL)

Últimas do seu time