Com o resultado, o Avaí chegou aos 41 pontos, assumiu o 15º lugar da tabela

Com o resultado, o Avaí chegou aos 41 pontos, assumiu o 15º lugar da tabela

Com a derrota do Figueirense para o São Paulo no início desta 37ª rodada, o Avaí precisava de uma simples vitória, dentro de casa, na noite deste sábado, para deixar a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. E conseguiu. O time catarinense cresceu após ficar com um a mais em campo, aos 9min do segundo tempo, e com um gol de Antônio Carlos venceu a Ponte Preta por 1 a 0.

Com o resultado, o Avaí chegou aos 41 pontos, assumiu o 15º lugar da tabela e jogou o rival Figueirense – que estacionou nos 40 – para a zona de descenso. Desta forma, o time da Ressacada agora depende apenas de si para evitar o rebaixamento para a Série B. Para isso, precisa vencer o campeão Corinthians, em São Paulo, na última rodada do Brasileirão, caso não queria depender de outros resultados.

Já a Ponte Preta estacionou nos 52 pontos e ficou com a nona colocação da tabela, pelo menos até este sábado.

COMO FOI O JOGO

Primeiro tempo

Com a necessidade do resultado, o Avaí foi um time nervoso na etapa inicial. Aos poucos, foi irritando a própria torcida, que depois de certo tempo passou a vaiar a equipe, especialmente Eduardo Neto, que vinha mal e quase entregou um gol. Já a Ponte Preta, mais relaxada, praticamente dominou a etapa inicial. Com mais posse, ótima toque de bola e muita paciência, chegou com perigo ao gol de Vagner por duas vezes. Em uma delas, Diego Oliveira ficou cara a cara com o goleiro, mas não viu Alexsandro livre do seu lado e finalizou para fora. Já o time catarinense exigiu Marcelo Lomba apenas uma vez, em chute de Renan Oliveira.

Segundo tempo

Um lance ocorrido logo aos 9min da etapa final mudou a história do jogo. Élton parou contra-ataque perigoso puxado por Tinga, recebeu o amarelo e, como era seu segundo, acabou expulso, deixando a Ponte Preta com um jogador a menos. Com um homem a mais, o Avaí conseguiu finalmente tomar conta do jogo e, aos 20min, depois de pressão, finalmente conseguiu abrir o placar na Ressacada. Renan Oliveira tirou o marcador pela esquerda, cruzou para a área e Antônio Carlos apareceu para tocar de cabeça no canto esquerdo de Marcelo Lomba. 1 a 0. Depois disso, mesmo com um a menos, a Ponte Preta conseguiu incomodar o Avaí, mas não o suficiente para buscar o empate. Melhor para o time da casa.

DESTAQUES

Má notícia antes do apito

Por conta da vitória do São Paulo sobre o Figueirense, um pouco mais cedo, a Ponte Preta entrou em campo já sem chances matemáticas de alcançar uma vaga para a Libertadores.

MELHORES

Tinga, Avaí

Entrou muito bem no intervalo na vaga de Eduardo Neto. Além de boas jogadas pelo meio, puxou o contra-ataque que resultou na expulsão de Élton.

Antônio Carlos, Avaí

Bem na defesa, ainda marcou o gol que deu o Avaí a chance de depender apenas de si na última rodada para evitar o rebaixamento.

PIORES

Eduardo Neto, Avaí
Falhou feio e quase deu um gol de graça para a Ponte Preta. Errou muitos passes, irritou a torcida e acabou substituído ainda no intervalo.

Élton, Ponte Preta

Já com cartão amarelo, fez falta no meio-campo, recebeu o segundo e deixou a Ponte Preta com um a menos, o que acabou fazendo a diferença para a derrota de sua equipe.

Foto: UOL

Últimas do seu time