O triunfo alça o Tricolor provisoriamente à vice-liderança

O triunfo alça o Tricolor provisoriamente à vice-liderança

Do UOL, em São Paulo

A noite foi das melhores para o São Paulo nesta terça-feira (12), no estádio do Morumbi, com vitória por 3 a 0 na abertura da 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. Nenê fez dois gols (um deles, golaço), e Everton fechou o placar do triunfo que garante o time tricolor no G-4 na parada da Copa do Mundo.

O triunfo alça o Tricolor provisoriamente à vice-liderança, com 23 pontos – três atrás do Flamengo. As próximas semanas serão de folga e treino, e o São Paulo só volta a jogar em 18 de julho, uma quarta-feira, quando visita justamente o Flamengo no Maracanã. O Vitória tem 12 pontos na 15ª posição do Brasileiro e corre riscos de passar todo o período de Copa do Mundo na zona de rebaixamento; na volta, pega o lanterna Paraná.

Quem foi bem: Nenê faz gols e dá ritmo ao São Paulo
O camisa 7 teve grande atuação, pelos gols e também pela atuação de maestro. Foi ele quem acelerou ou cadenciou os ataques do São Paulo, dando ao time o ritmo certo durante boa parte da partida. Além disso, o primeiro gol foi uma pintura: chute certeiro da intermediária que foi parar no ângulo (confira no vídeo acima). Não à toa o meia teve seu nome gritado ao ser substituído por Liziero nos minutos finais.

Atuação do São Paulo: gol no início e expulsão facilitam
Sem conseguir pressionar no início, o São Paulo foi um tanto indiferente com a bola nos pés e até desatento na marcação – quase sofreu gol após erro de Sidão. Mas Nenê fez uma pintura e tranquilizou a partida. Pouco depois o Vitória ficou com um a menos, e o time tricolor aproveitou para ampliar (veja acima). Daí em diante bastou administrar a vantagem, ainda mais após o terceiro gol no início do segundo tempo.

Atuação do Vitória: time se desmontou aos poucos
O time visitante demorou a se encontrar no Morumbi. Teve uma chance com Wallyson aos 17 minutos, e só. Ao levar o primeiro gol e ficar com um jogador a menos, desmontou-se em campo e não esboçou reação. Defensivamente, os zagueiros Kanu e Aderlan fizeram falta à equipe. Na frente, houve erros de finalização nas poucas vezes que chegou à área do São Paulo, o que impediu qualquer ensaio de reação.

Expulsão polêmica muda o jogo
Aos 34 minutos, o árbitro Igor Benevenuto viu agressão de Yago a Nenê e expulsou o meio-campista do Vitória de forma direta (veja o lance acima). De nada adiantou as súplicas do time de Salvador, nem mesmo o semblante meio sem jeito dos são-paulinos: após mais de seis minutos de paralisação, a decisão foi confirmada. O saldo final foi de uma expulsão e dois amarelos – estes para Neilton, por reclamação, e para Nenê, não se sabe bem o porquê. Em seguida o Vitória sentiu o baque, levou o segundo gol e não se encontrou mais no jogo.

São Paulo faz o terceiro e controla
Na volta do intervalo, o time da casa nem chegou a enfrentar reação do Vitória. O primeiro lance de perigo foi um chute cruzado de Reinaldo – em que a arbitragem apitou impedimento –, e o segundo foi o gol de Everton após boa jogada de Lucas Fernandes (confira acima). Daí em diante praticamente só deu São Paulo, com algumas chances claras e outras nem tanto, mas sempre dominando.

Lucas Fernandes é expulso e perde jogo contra Flamengo
A partida já estava definida quando o camisa 11 acabou levando o cartão vermelho, aos 31 minutos da etapa final, por uma solada em Neílton. Suspenso, ele não poderá enfrentar o líder Flamengo na 13ª rodada, em julho, quando o Brasileirão voltar da interrupção para a Copa do Mundo.

Foto: Rubens Chiri – saopaulofc.net

 

Últimas do seu time