Árbitro de vídeo vai ser usado no Campeonato Inglês. Foto: Julio Gomes/UOL

Árbitro de vídeo vai ser usado no Campeonato Inglês. Foto: Julio Gomes/UOL

Os clubes da primeira divisão do Campeonato Inglês chegaram a um "princípio de acordo" para que o árbitro de vídeo, conhecido pela sigla VAR, passe a ser utilizado a partir da temporada 2019/2020 da competição.

De acordo com comunicado divulgado pela Premier League nesta quinta-feira (15), a decisão foi tomada depois de a entidade apresentar a representantes das equipes em assembleia os resultados obtidos com o uso da tecnologia na Copa da Inglaterra, na Copa da Liga Inglesa e em outras ligas ao redor do mundo, assim como nos testes que estão sendo feitos na atual edição do torneio.

"O programa de testes ´não ao vivo´ da Premier League permanecerá em vigor para o restante desta temporada, com uma ênfase contínua nas tardes de sábado, que têm várias partidas sendo disputadas simultaneamente, desenvolvendo-se um protocolo claro para comunicar as decisões do VAR aos torcedores", diz o comunicado.

A Premier League acrescentou que fará agora um pedido formal a International Board, órgão que regulamenta as regras do futebol, e à Fifa para usar o VAR na próxima temporada.

O Inglês era a única entre as consideradas cinco principais ligas europeias a não usar o árbitro de vídeo - Alemão, Italiano, Francês e Espanhol já adotaram a tecnologia em suas partidas. 

Últimas do seu time