Estande da Ferrari traz brilho aos olhos dos visitantes. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

Estande da Ferrari traz brilho aos olhos dos visitantes. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

Embora tenha havido um significativo aumento de exemplares elétricos, hibridos e até autônomos, o Salão do Automóvel de São Paulo, em sua 30ª edição (no São Paulo Expo até o proximo domingo, 18), segue atraindo a maior parte dos visitantes pelos "carros dos sonhos", os exemplares de grande desempenho e preços estratosféricos.

É o caso do McLaren Senna GTR, modelo exclusivo para pista que foi exibido pela primeira vez no Salão de Genebra, em março deste ano. O carro é uma versão de competição mais radical no comparativo ao McLaren Senna, praticamente um F1, com chassi de fibra de carbono e soluções aerodinâmicas visando alto desempenho.

O propulsor, um V8 biturbo de 4.0 litros, desenvolve 825 cavalos de potência, uma brutalidade transferida ao asfalto pelos pneus slick de competição da Pirelli.

Aproveitando a característica bruta do carro, uma réplica da McLaren de F1 utilizada por Ayrton Senna na temporada de 1992, também está exposta no estande.

McLaren Senna GTR, o modelo de pista da fábrica inglesa. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

 

Detalhe da asa traseira do carro da McLaren, com o "S" da marca Senna. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

 

Réplica da McLaren utilizada por Ayrton Senna na temporada de 1992, também presente no estande da fabricante inglesa. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

 

FERRARI, SEMPRE FERRARI...

Porém, embora o carro da McLaren seja um objeto de desejo, nenhum estande provoca tantos suspiros quanto o da Ferrari, dentro do espaço da Via Itália, que trouxe para o evento não apenas modelos da fábrica de Maranello, mas outros de seu portifólio de importação, da inglesa Rolls-Royce e das italianas Maserati e Lamborghini. 

No caso da Ferrari, a estrela é a 488 pista, modelo capaz de atingir 340 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em míseros 2,8 segundos, números dignos de um carro de F1. O motor, um V8 biturbo de 3.9 litros, é o mais potente até hoje produzido em Maranello, com 720 cavalos a 8.000 rpm e 78,5 mkgf. Seu preço, no Brasil, gira em torno de 3,7 milhões de reais.

Ferrari 488 Pista tem o propulsor mais potente já produzido em Maranello, com 720 cavalos. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal 

 

ROLLS-ROYCE 

Ainda mais caro que a Ferrari 488 Pista, a Rolls-Royce esbanja não apenas em potência, mas também em luxo em seu SUV, o Cullinan, nome que remete ao dono da mina onde foi encontrado o maior diamante do planeta. O motor é um V12 biturbo de 6.7 litros que desenvolve 567 cavalos. O preço está na casa dos R$ 4,4 milhões.

Cullinan, o SUV da Rolls-Royce disponível no Brasil por R$ 4,4 milhões.

Ainda que os "puristas" possam olhar para um SUV da Lamborghini com reprovação, o Urus consegue manter a linha agressiva da marca com a característica do carro que pode levar a família ao shopping ou ao supermercado.

Debaixo do capô um 4.0 V8 com 650 cavalos leva a SUV apimentada aos 305 km/h. O preço do "brinquedo" é de R$ 2,4 milhões e uma aposta: a Lamborghini prevê dobrar suas vendas no Brasil.

Esportivo? Sim, mas um SUV... É o Urus, da Lamborghini. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

Mais "em conta", mas na casa de R$ 1,7 milhão, a Maserati também tem seu SUV "extrapremium", o Levante Trofeu, dotado de um V* biturbor de 3.8 litros produzido pela Ferrari, com 590 cavalos de potência e aceleração de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos. A velocidade máxima é da ordem de 300 km/h.

No cofre do motor do Levante Trofeu, da Maserati, um V8 biturbo de 590 cavalos produzido pela Ferrari. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

 

 

A SUPER MÁQUINA

Se a McLaren e a Ferrari esbanjam em potência, aceleração, velocidade e preço, nada é mais demolidor que o exemplar produzido pela Mercedes-Benz, a AMG ONE, avaliada em R$ 10 milhões, que teve suas limitadas 275 unidades já reservadas. Dois brasileiros, que não moram no País, estão entre os prováveis proprietários.

A Mercedes-Benz AMG ONE é praticamente um F1 vestido de "carro de passeio", com mais de 1.000 cavalos de potência. O carro, híbrido, tem quatro motores elétricos e um "simples" 1.6 V6 turbo, porém, este propulsor em nada se assemelha a um que esteja empurrando um hatch médio, por exemplo, pois é o mesmo utilizado pela Mercedes na F1.

A AMG ONE, o carro mais caro do Salão do Automóvel de São Paulo, na casa dos R$ 10 milhões. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

 

APOSTA

Mesmo um fabricante tradicionalmente voltado a carros mais "tranquilos", a Kia Motors trouxe o apimentado Stinger, GT um sedan esportivo dotado de motor V6 de 3.3 litros biturbo que gera 370 cavalos de potência com 52 kgm, capaz de levá-lo da imobilidade aos 100 quilômetros por hora em 4,9 segundos.

A Kia Motors também trouxe um modelo de alta performance, o Stinger, de 370 cavalos. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

 

Detalhe da roda da Lamborghini Aventador S e da pinça do freio. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

 

ABAIXO, AMPLA GALERIA DE FOTOS DO 30º SALÃO DO AUTOMÓVEL DE SÃO PAULO

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